• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 27, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Chegou da Índia uma scooter que se transforma ao toque de um botão: Ather Redux

by Redação
Setembro 30, 2025
in Noticias de Motos
0
Chegou da Índia uma scooter que se transforma ao toque de um botão: Ather Redux
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Diretamente da Índia surge um protótipo fora do comum. Chama-se Ather Redux e não é apenas mais uma scooter elétrica: é adaptável, háptico e futurista, com um design que parece saído de um filme de ficção científica. Parece surreal… mas é real, ainda que por agora apenas como conceito.

A Ather Energy, fundada em Bangalore em 2013 e conhecida por modelos urbanos como os 450 ou o Rizta, decidiu dar um passo além. Com a Redux, apresentou uma moto-scooter capaz de alterar suspensão, ergonomia e até a posição do condutor em andamento, de forma literal.

RelatedPosts

Aleix Espargaró coloca à venda a sua Aprilia RS-GP20 de MotoGP num leilão que promete ser bastante concorrido

Maverick Viñales confessa: “Arrependo-me de ter saído da Yamaha para a Aprilia!”

Jonathan Rea: uma carreira marcada pela qualidade dos rivais e pelo domínio no WorldSBK

O impacto visual é imediato: carenagens construídas em AmplyTex, um material compósito experimental; assento criado em impressão 3D para reduzir peso; e um chassis de alumínio combinado com linhas aerodinâmicas agressivas. A estética, com partes descobertas e estrutura exposta, remete para o espírito irreverente de modelos como a Italjet Dragster.

A grande novidade, no entanto, está na sua capacidade de transformação em movimento. A Redux pode passar de uma posição de scooter confortável para uma geometria nitidamente desportiva. Para completar, traz semi-manillares com punhos hápticos, que transmitem vibrações ao utilizador, intensificando a experiência de condução — um detalhe inédito no universo das duas rodas.

A instrumentação digital também acompanha o conceito. A Ather batizou-a de Morph-UI, um sistema totalmente adaptável que muda consoante o modo selecionado. O mais ousado deles chama-se “Descolagem”, um launch control pensado para catapultar o condutor a partir da imobilidade.

Ainda não há dados sobre potência, autonomia ou bateria, e a homologação de um veículo com tantas peças móveis levanta muitas dúvidas. Contudo, a Redux demonstra o potencial do departamento de inovação da Ather no campo da ergonomia e das interfaces homem-máquina.

Pode hoje parecer um protótipo demasiado futurista — tal como o ABS ou o controlo de tração pareceram há 15 anos —, mas muitas dessas tecnologias acabaram por se tornar padrão, até em scooters de entrada de gama. O Redux pode nunca chegar às ruas tal como o conhecemos, mas aponta uma direção clara: motos interativas, ajustáveis em tempo real e capazes de transmitir sensações, não apenas informação, ao condutor.

Source: TodoCircuito

Related

Aleix Espargaró coloca à venda a sua Aprilia RS-GP20 de MotoGP num leilão que promete ser bastante concorrido

by Redação
Dezembro 27, 2025
0
Aleix Espargaró coloca à venda a sua Aprilia RS-GP20 de MotoGP num leilão que promete ser bastante concorrido

Aleix Espargaró decidiu separar-se de uma das motos mais simbólicas da sua carreira no MotoGP. O piloto espanhol colocou à venda a sua Aprilia RS-GP20 de 2020, uma...

Read moreDetails

KTM volta a convocar recall para a gama 390: mola do descanso lateral obriga a nova intervenção

by Redação
Dezembro 27, 2025
0
KTM volta a convocar recall para a gama 390: mola do descanso lateral obriga a nova intervenção

A KTM continua a enfrentar uma sequência de campanhas de recall que afetam vários modelos recentes, reforçando um período particularmente sensível no controlo de qualidade da marca austríaca....

Read moreDetails

NIU faz história, com máximos em 2025: regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

by Redação
Dezembro 27, 2025
0
NIU faz história, com máximos em 2025: regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

A NIU Technology prepara-se para fechar 2025 com um marco decisivo na sua história recente. A marca chinesa especializada em mobilidade elétrica de duas rodas deverá atingir um...

Read moreDetails

Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

Quando a Yamaha apresentou a TDM850 em 1991, poucos perceberam o que a marca japonesa estava realmente a lançar. Numa época em que o mercado estava rigidamente dividido...

Read moreDetails

BMW Motorrad reforça o seu compromisso com segurança, inovação e estilo na nova coleção de vestuário 2026

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
BMW Motorrad reforça o seu compromisso com segurança, inovação e estilo na nova coleção de vestuário 2026

A BMW Motorrad apresentou a sua coleção de vestuário para 2026, uma gama abrangente de equipamento técnico e vestuário casual que reflete mais de quatro décadas de experiência...

Read moreDetails

O fim da KTM RC390

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
O fim da KTM RC390

Volume baixo de vendas e um obrigatório aumento do preço para o modelo possa estar de acordo com a norma Euro5+ foram decisivos para que a KTM decidisse...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.