Atónito com a forma como a Honda «deixou» que a atual situação no MotoGP se arrastasse durante tanto tempo, Carlo Pernat admitiu que não compreende como foi possível isso acontecer sem se acautelar, ao mesmo tempo que não esqueceu tudo o que fez por Marc Márquez, sendo mesmo da opinião de que o piloto deveria de ter ‘uma grande penalização’ por terminar o contrato desta forma.
É outubro com uma empresa que nunca abriu a boca ao piloto e que, em vez disso, continuou a falar de divórcio… Uma empresa como a Honda que foi mantida «em cheque» até outubro deixa-me perplexo. Estamos a falar da maior marca e que se encontra no final de outubro sem ter o seu ‘melhor’ piloto sob contrato’, começou por dizer o empresário de pilotos citado pelo Motosan, antes de ir mais longe e dizer que deviam ter penalizado o piloto:
– Geri empresas como a Aprilia e se me encontrasse numa situação semelhante, salvo um acordo consensual, teria obrigado o piloto a pagar uma grande indemnização.
Pernat também recordou o tempo em que Márquez não pôde correr devido às suas muitas lesões, apontando também o dedo a quem acompanhou a sua recuperação: ‘Mas Márquez não nos impressionou muito, especialmente depois de ter sido pago regularmente nos últimos anos, apesar de quase não ter corrido. Evidentemente, os médicos de Márquez também tiveram parte da culpa, pois fizeram um diagnóstico errado atrás do outro’.
E acrescentou: ‘A fraqueza do maior construtor de motos do mundo persiste contra o melhor piloto: o construtor tem o direito e o dever de se proteger. O Márquez sente-se naturalmente o melhor e tem o direito de procurar as melhores soluções… no entanto se, como se diz, o contrato que vai assinar é apenas por um ano, isso não é nem no céu nem na terra…’.
Parece-me que não foram esquecidos muitos os factos relevantes e se ignoram alguns contornos (eventualmente secretos ou reservados) para fazer uma afirmação tão categórica… o autor parece ser da opinião que a Honda precisa ser compensada pelo quebra de contrato. Certo.
No entanto o Marques, também pode ter argumentos que foi a Honda que quebrou o contrato. Todos os maus resultados e graves lesões que o piloto sofreu nos últimos 3 anos, resultam, a meu ver, de o piloto ter dado o seu melhor, indo além de todos os limites, com uma máquina que não estava à altura… talvez seja está a forma de o fabricante se desculpar, com uma atitude que revela carácter e respeito, acima de interesses financeiros.
É isso, para mim, é de respeitar.