A Brixton é um fabricante de motos de que talvez nunca tenha ouvido falar, mas que está a causar uma grande agitação nos mercados europeu e asiático. A marca tem sede na Áustria, mas exporta a sua produção para a China, o que lhe permite manter os preços muito baixos. Para além de ter um nome que soa a britânico, o seu modelo principal é também “inspirado” numa das mais icónicas motos britânicas de sempre: a Triumph Bonneville.
De facto, já falámos sobre esta moto antes e, quando colocada lado a lado com a Bonneville, a Cromwell 1200 da Brixton parece uma fotocópia da clássica roadster. É um movimento audaz, que deixa claro que a moto foi concebida e fabricada no Oriente. No entanto, a Brixton está agora a tentar diferenciar-se, uma vez que acaba de lançar a Cromwell 1200 X para o ano de 2024. A Cromwell 1200 standard é, para todos os efeitos, um “clone” da Triumph Bonneville. No entanto, a Cromwell 1200 X distingue-se pela suspensão mais comprida, pneus robustos e uma posição de assento mais direita.
A estética de estilo scrambler da Cromwell 1200 X deixa claro que a moto continua a ser essencialmente uma moto de estrada, mas mais bem equipada para lidar com todo-o-terreno ligeiro, como uma ocasional estrada de gravilha. Não é, de forma alguma, tão capaz como a Scrambler 1200 da Triumph, por isso, pelo menos, não podemos dizer que é uma imitação desta moto. O seu aspeto de scrambler é ainda mais acentuado por um pequeno para-brisas por cima do farol, bem como pelas proteções da forquilha que acrescentam um pouco de volume à dianteira.
Em termos de desempenho, a Cromwell 1200 tem um motor bicilíndrico de 1.222 cc, arrefecido a líquido e com injeção de combustível. Tem uma potência máxima de 83 cv às 6.550 rpm e 108 Nm de binário às 3.100 rpm, o que significa que tem muita potência a baixas rotações. A potência é igualmente enviada para a roda traseira através de uma transmissão manual de seis velocidades accionada por corrente. As tarefas de suspensão são asseguradas por equipamento KYB, consistindo numa unidade telescópica standard à frente e amortecedores duplos atrás. Para travar, a moto conta com travões duplos de 310 milímetros à frente e um único travão de disco de 260 milímetros atrás.
Em termos de preço e disponibilidade, a Brixton está a oferecer a nova Cromwell 1200 X no mercado italiano em apenas uma cor creme. Uma vez disponível, terá um preço de venda sugerido de 11.749 €.