• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quinta-feira, Dezembro 18, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Aventura em estado puro: a nova BMW R 1300 GS Adventure

by Bernhard Cousin
Julho 9, 2024
in Destaque Comércio, Novidades - Actualidade
0
Aventura em estado puro: a nova BMW R 1300 GS Adventure

© Markus Jahn / markus-jahn.com

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Está aí a tão aguardada BMW R 1300 GS Adventure. A nova touring do construtor bávaro foi apresentada esta sexta-feira, no arranque dos BMW Motorrad Days em Garmish-Partenkirchen (Alemanha).

No coração da moto está o bem-sucedido motor boxer de dois cilindros 1.300 centímetros cúbicos, que debita 145 cv de potência máxima às 7.750 rotações por minuto e um binário máximo de 149 Nm às 6.500 rpm.

RelatedPosts

Vídeo: Concept RR, o futuro das superbike da BMW?

BMW Motorrad Concept RR, um olhar sobre o futuro das desportivas bávaras

BMW fornece motos de alto desempenho à organização do TT Ilha de Man

O design é mais compacto do que na antecessora da R 1300 GS, depois de a transmissão ter sido colocada debaixo do motor, para além de haver uma nova disposição do eixo de comando de válvulas.

A caixa claw-shift é de seis velocidades. Como opção, pode ser incluído o novo Automated Shift Assistant (ASA), para atuação da embraiagem totalmente automática com mudanças manuais ou automatizadas. O quadro tem um conceito de quadro principal e um quadro traseiro aparafusado, também apoiado no motor.

Novo Dynamic Suspension Adjustment

© Markus Jahn / markus-jahn.com

Outra das grandes novidades reside nas suspensões, com a introdução do novo Dynamic Suspension Adjustment (DSA) como equipamento de série. O sistema combina o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com um ajuste correspondente da rigidez da mola, consoante o modo de condução selecionado, as condições de condução e manobras. Deste modo, garante segurança, desempenho, conforto e uma condução emotiva em todos os pisos, seja a solo ou com passageiro.

A suspensão é constituída por um EVO telelever e DSA no suporte central à frente e braço oscilante em alumínio com BMW Motorrad EVO Paralever e DSA atrás.

Quanto aos travões, encontra-se um duplo disco semi-flutuante e pinças radiais de quatro êmbolos na roda dianteira e um disco com pinça flutuante de quatro êmbolos na roda posterior. A BMW Motorrad ABS Pro. A roda frontal mede 19 polegadas e a traseira 17 polegadas.

Controlo de altura adaptativo

As novidades na BMW R 1300 GS Adventure continuam. A moto surge com o novo controlo adaptativo de altura do veículo e, como extra opcional, o controlo do conforto da altura do veículo.

O controlo adaptativo de altura do veículo trata-se de um ajuste automático da altura da moto, por forma a adequá-la às condições garantindo sempre o conforto sem comprometer a dinâmica de condução. A altura é reduzida em 30 milímetros a baixa velocidade ou com a moto imobilizada.

Quanto ao controlo adaptativo do conforto da altura do veículo, destina-se a condutores mais pequenos ou então para melhorar ainda mais a acessibilidade. Este incorpora todas as funções do controlo adaptativo e uma altura padrão que é 20 milímetros mais baixa.

Quatro modos de condução

© Markus Jahn / markus-jahn.com

Na sua versão de entrada, a nova BMW R 1300 GS Adventure terá quatro (e não três) modos de condução: Rain e Road permitem a adaptação a grande parte das condições da estrada. O modo Eco torna possível maximizar a autonomia do depósito de combustível em alumínio que alberga 30 litros. Já o modo Enduro tem uma afinação específica para o uso fora de estrada.

Equipada com o controlo de velocidade Dynamic Cruise Control (DCC) com função de travagem, a moto poderá opcionalmente receber o Riding Assistant. Este sistema possui os componentes do controlo de velocidade de cruzeiro Active Cruise Control (ACC), aviso de colisão frontal (FCW), aviso de mudança de faixa e o novo aviso de colisão traseira (RECW).

O RECW é uma novidade, que assinala uma colisão por trás iminente ao tráfego que está à frente, através do intensificar das luzes de aviso.

Iluminação LED

© Markus Jahn / markus-jahn.com

A tecnologia LED domina a iluminação desta BMMW. À frente encontra-se um farol de pequenas dimensões, com uma unidade LED para mínimos e máximos, assim como quatro LED adicionais para luz diurna e luz lateral. Há ainda dois faróis auxiliares incorporados na carenagem. Os indicadores de mudança de direção são igualmente em LED, estando integrados nos protetores de mãos à frente e integrados na carenagem atrás.

Cores

A versão básica da BMW R 1300 GS Adventure surge decorada no vermelho Racing Red, com o depósito em prateado, guiador e jantes em preto, assento vermelho e preto e extensões das proteções de mãos em vermelho.

Já a variante Triple Black dá destaque ao preto em componentes como a proteção do motor, sendo as extensões das proteções de mãos em cinzento, as jantes e o guiador em prateado. Os assentos aquecidos surgem em preto e cinzento. Há um para-brisas alto com grandes defletores de vento e uma prateleira para bagagem.

Há, depois, a GS Trophy, em que o azul metálico Racing Blue domina, sendo conjugado com partes em preto, preto mate metálico Avus Black, em branco Light White e por faixas em vermelho Racing Red. O para-brisas desportivo é mais pequeno.

Quanto à Option 719 Karakorum, apresenta a R 1300 GS Adventure no exclusivo verde mate metálico Aurelius Green, com linhas douradas e o crachá Opt. 719 na cobertura do depósito. Há componentes anodisados dourados como as jantes e o guiador, enquanto a proteção do motor está em preto e as extensões das proteções de mãos foram pintadas em cinzento.

BMW R 1300 GS Adventure

MOTOR bicilíndrico em linha, com sistema BMW ShiftCam

CILINDRADA 1.300 cc

POTÊNCIA 107 kW / 145 cv @7.750 rpm

BINÁRIO 149 Nm @6.500 rpm

CAIXA 6 velocidades Claw-shift

QUADRO quadro principal + quadro traseiro aparafusado, co-apoio no motor

DEPÓSITO 30 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA EVO telelever, suporte central DSA

SUSPENSÃO TRASEIRA Braço oscilante em alumínio com BMW Motorrad EVO Paralever, DSA

TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos semiflutuantes de 285 mm, pinças radiais de 4 êmbolos

TRAVÃO TRASEIRO disco de 285 mm, pinça flutuante de 4 êmbolos

PNEU DIANTEIRO 120/70R 19

PNEU TRASEIRO 170/60 R 17

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.640 mm

ALTURA DO ASSENTO 870 / 890 mm

PESO 269 kg

Tags: BMWBMW R 1300 GS Adventure

Related

Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

by Redação
Dezembro 17, 2025
0
Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

A Triumph Motorcycles decidiu dar um passo firme na evolução da sua bem-sucedida gama 400 com a apresentação de dois novos modelos que reforçam a diversidade e o...

Read moreDetails

Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

A Royal Enfield começa a levantar o véu sobre a próxima etapa da sua gama de motores bicilíndricos, com dois modelos de 750 cc que apontam claramente para...

Read moreDetails

QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

A QJMotor volta a agitar o segmento das desportivas com a chegada da nova SRK 1051 RR 2026, uma proposta que não se limita a preencher mais um...

Read moreDetails

Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

O renascimento da histórica Phelon & Moore volta a dar que falar, agora com a apresentação da nova família Capetown, que assinala o regresso da marca ao universo...

Read moreDetails

Triumph Street Triple Moto2 Edition: Celebração pura do ADN de competição em estrada

by Redação
Dezembro 8, 2025
0
Triumph Street Triple Moto2 Edition: Celebração pura do ADN de competição em estrada

A Triumph Street Triple Moto2 Edition apresenta-se como a versão mais focada e mais próxima do universo de competição alguma vez oferecida pela marca britânica Triumph Motorcycles. Limitada...

Read moreDetails

Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das motos de MotoGP da Aprilia Racing. Decorada com as...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.