Está aí a tão aguardada BMW R 1300 GS Adventure. A nova touring do construtor bávaro foi apresentada esta sexta-feira, no arranque dos BMW Motorrad Days em Garmish-Partenkirchen (Alemanha).
No coração da moto está o bem-sucedido motor boxer de dois cilindros 1.300 centímetros cúbicos, que debita 145 cv de potência máxima às 7.750 rotações por minuto e um binário máximo de 149 Nm às 6.500 rpm.
O design é mais compacto do que na antecessora da R 1300 GS, depois de a transmissão ter sido colocada debaixo do motor, para além de haver uma nova disposição do eixo de comando de válvulas.
A caixa claw-shift é de seis velocidades. Como opção, pode ser incluído o novo Automated Shift Assistant (ASA), para atuação da embraiagem totalmente automática com mudanças manuais ou automatizadas. O quadro tem um conceito de quadro principal e um quadro traseiro aparafusado, também apoiado no motor.
Novo Dynamic Suspension Adjustment
Outra das grandes novidades reside nas suspensões, com a introdução do novo Dynamic Suspension Adjustment (DSA) como equipamento de série. O sistema combina o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com um ajuste correspondente da rigidez da mola, consoante o modo de condução selecionado, as condições de condução e manobras. Deste modo, garante segurança, desempenho, conforto e uma condução emotiva em todos os pisos, seja a solo ou com passageiro.
A suspensão é constituída por um EVO telelever e DSA no suporte central à frente e braço oscilante em alumínio com BMW Motorrad EVO Paralever e DSA atrás.
Quanto aos travões, encontra-se um duplo disco semi-flutuante e pinças radiais de quatro êmbolos na roda dianteira e um disco com pinça flutuante de quatro êmbolos na roda posterior. A BMW Motorrad ABS Pro. A roda frontal mede 19 polegadas e a traseira 17 polegadas.
Controlo de altura adaptativo
As novidades na BMW R 1300 GS Adventure continuam. A moto surge com o novo controlo adaptativo de altura do veículo e, como extra opcional, o controlo do conforto da altura do veículo.
O controlo adaptativo de altura do veículo trata-se de um ajuste automático da altura da moto, por forma a adequá-la às condições garantindo sempre o conforto sem comprometer a dinâmica de condução. A altura é reduzida em 30 milímetros a baixa velocidade ou com a moto imobilizada.
Quanto ao controlo adaptativo do conforto da altura do veículo, destina-se a condutores mais pequenos ou então para melhorar ainda mais a acessibilidade. Este incorpora todas as funções do controlo adaptativo e uma altura padrão que é 20 milímetros mais baixa.
Quatro modos de condução
Na sua versão de entrada, a nova BMW R 1300 GS Adventure terá quatro (e não três) modos de condução: Rain e Road permitem a adaptação a grande parte das condições da estrada. O modo Eco torna possível maximizar a autonomia do depósito de combustível em alumínio que alberga 30 litros. Já o modo Enduro tem uma afinação específica para o uso fora de estrada.
Equipada com o controlo de velocidade Dynamic Cruise Control (DCC) com função de travagem, a moto poderá opcionalmente receber o Riding Assistant. Este sistema possui os componentes do controlo de velocidade de cruzeiro Active Cruise Control (ACC), aviso de colisão frontal (FCW), aviso de mudança de faixa e o novo aviso de colisão traseira (RECW).
O RECW é uma novidade, que assinala uma colisão por trás iminente ao tráfego que está à frente, através do intensificar das luzes de aviso.
Iluminação LED
A tecnologia LED domina a iluminação desta BMMW. À frente encontra-se um farol de pequenas dimensões, com uma unidade LED para mínimos e máximos, assim como quatro LED adicionais para luz diurna e luz lateral. Há ainda dois faróis auxiliares incorporados na carenagem. Os indicadores de mudança de direção são igualmente em LED, estando integrados nos protetores de mãos à frente e integrados na carenagem atrás.
Cores
A versão básica da BMW R 1300 GS Adventure surge decorada no vermelho Racing Red, com o depósito em prateado, guiador e jantes em preto, assento vermelho e preto e extensões das proteções de mãos em vermelho.
Já a variante Triple Black dá destaque ao preto em componentes como a proteção do motor, sendo as extensões das proteções de mãos em cinzento, as jantes e o guiador em prateado. Os assentos aquecidos surgem em preto e cinzento. Há um para-brisas alto com grandes defletores de vento e uma prateleira para bagagem.
Há, depois, a GS Trophy, em que o azul metálico Racing Blue domina, sendo conjugado com partes em preto, preto mate metálico Avus Black, em branco Light White e por faixas em vermelho Racing Red. O para-brisas desportivo é mais pequeno.
Quanto à Option 719 Karakorum, apresenta a R 1300 GS Adventure no exclusivo verde mate metálico Aurelius Green, com linhas douradas e o crachá Opt. 719 na cobertura do depósito. Há componentes anodisados dourados como as jantes e o guiador, enquanto a proteção do motor está em preto e as extensões das proteções de mãos foram pintadas em cinzento.
BMW R 1300 GS Adventure
MOTOR bicilíndrico em linha, com sistema BMW ShiftCam
CILINDRADA 1.300 cc
POTÊNCIA 107 kW / 145 cv @7.750 rpm
BINÁRIO 149 Nm @6.500 rpm
CAIXA 6 velocidades Claw-shift
QUADRO quadro principal + quadro traseiro aparafusado, co-apoio no motor
DEPÓSITO 30 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA EVO telelever, suporte central DSA
SUSPENSÃO TRASEIRA Braço oscilante em alumínio com BMW Motorrad EVO Paralever, DSA
TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos semiflutuantes de 285 mm, pinças radiais de 4 êmbolos
TRAVÃO TRASEIRO disco de 285 mm, pinça flutuante de 4 êmbolos
PNEU DIANTEIRO 120/70R 19
PNEU TRASEIRO 170/60 R 17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.640 mm
ALTURA DO ASSENTO 870 / 890 mm
PESO 269 kg