• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Aumento de motociclos em Portugal motiva mudanças que favorecem motociclistas

by Daniel Rhodes
Novembro 16, 2024
in Noticias de Motos, Novidades - Actualidade
0
Aumento de motociclos em Portugal motiva mudanças que favorecem motociclistas

Source: Nuno Botelho

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O número de motociclos em circulação em Portugal registou um crescimento impressionante desde 1995, saltando de cerca de 120 mil para 500 mil veículos em 2022, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Este aumento de mais de 400% não inclui os ciclomotores e reflete uma alteração significativa no panorama da mobilidade no país.

Benefícios e desafios do crescimento

A popularização das motos traz inegáveis vantagens para a mobilidade urbana, incluindo deslocações mais rápidas e menos congestionamento. Contudo, também levanta desafios importantes, especialmente no que toca à segurança rodoviária, à organização do trânsito e à disponibilidade de estacionamento, sobretudo nas áreas urbanas mais densas.

RelatedPosts

Honda desenvolve sistema ADAS baseado em câmaras para motos

Sistemas avançados de assistência ao motorista ainda têm dificuldade em detetar motos

Empresa britânica multada em 11.900€ por venda de capacetes que falharam testes de segurança

A circulação nos corredores BUS

No âmbito do Código da Estrada, especificamente no Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio, está prevista a possibilidade de permitir a circulação de motociclos em corredores BUS. Contudo, esta decisão depende das Câmaras Municipais, que devem obter parecer positivo da ANSR e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Lisboa já lidera neste campo, permitindo a circulação de motociclos nas faixas reservadas aos transportes públicos, mas esta prática ainda não é uniforme em todo o país.

Propostas de alteração para melhorar a mobilidade

Deputados do Partido Social Democrata (PSD) propõem medidas para responder aos desafios criados pelo aumento do uso de motociclos. Estas incluem a universalização do acesso de veículos de duas e três rodas às vias BUS, com o objetivo de:

  • Reduzir o tempo de viagem;
  • Diminuir as emissões de dióxido de carbono;
  • Aumentar a segurança rodoviária;
  • Aliviar o tráfego automóvel.

Outro foco é a melhoria das condições de estacionamento para motociclos nos centros urbanos, de modo a facilitar a integração desses veículos no trânsito das cidades.

A necessidade de uma estratégia nacional

Com o parque de motociclos em constante crescimento, torna-se essencial que as políticas públicas acompanhem esta evolução. A criação de regulamentações claras, que promovam a segurança e a sustentabilidade, será fundamental para transformar o aumento de motociclos numa mais-valia para a mobilidade urbana, sem comprometer a organização do trânsito ou a segurança rodoviária.

O debate sobre o acesso a corredores BUS e o estacionamento nas cidades promete intensificar-se, enquanto se procura equilibrar as necessidades de diferentes utilizadores da via pública e os objetivos de sustentabilidade ambiental.

Aqui deixamos de seguir algumas especificidades conforme nome enviada pelo Deputado Miguel Santos, do PSD:

Assim, nos termos constitucionais e regimentais aplicáveis, os Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata abaixo-assinados, apresentam o seguinte Projeto de Lei:

Artigo 1.º

Objeto – A presente lei procede à alteração do Decreto-Lei n.º 114/94, de 03 de maio,

Código da Estrada.

Artigo 2º – Alteração ao Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio

Os artigos 70.º e 77.º do Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio, passam a ter a seguinte redação:

«Artigo 70.º – Regras Gerais

1 – […].
2 – […]
3 – Para efeitos do número anterior, os parques e zonas de estacionamento localizados em vias urbanas disponibilizam obrigatoriamente um mínimo de 5%, com o mínimo de um lugar, da área de estacionamento para afetação exclusiva de motociclos e triciclos motorizados.
4 – Anterior n.º 3.
5 – Anterior n.º 4.
[…]

Artigo 77.º – Vias de trânsito reservadas

1 – […].
2 – […].
3 – É permitida a circulação nas vias referidas no n.º 1 a motociclos e a triciclos motorizados.
4 – [Eliminar]:
a). [Eliminar];
b). [Eliminar].
5 – […].»

Artigo 3.º

Norma transitória

As entidades responsáveis, incluindo as autarquias locais, pelos parques e zonas de estacionamento devem, até 31 de dezembro de 2025, cumprir o disposto no número 3 do artigo 70.º do Código da Estrada.

Artigo 3.º – Entrada em vigor

O presente diploma entra em vigor 30 dias após a sua publicação.

Assembleia da República, 12 de Novembro de 2024.

Tags: Segurança rodoviária

Related

Aprilia RS 457 GP Replica: O espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: O espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das máquinas de MotoGP da Aprilia Racing. Revestida com as...

Read moreDetails

Zontes «faz mira» à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; Chegada a Portugal ainda por anunciar

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Zontes «faz mira» à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; Chegada a Portugal ainda por anunciar

O mercado ibérico mudou de tal forma que já ninguém olha para a Zontes como uma curiosidade exótica. Em 2025, a marca asiática tornou-se numa força dominante, conquistando...

Read moreDetails

Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

JORDAN PAY 2025

Read moreDetails

MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

Ride Thru Media

Read moreDetails

Bajaj continua a crescer e Lisboa recebe novo espaço da marca

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Bajaj continua a crescer e Lisboa recebe novo espaço da marca

A abertura da Bajaj Lisboa marca um momento decisivo para a expansão da marca indiana no mercado europeu, reforçando a sua presença na Península Ibérica. Localizada na Avenida...

Read moreDetails

Morbidelli C252V: uma V-Twin acessível criada para a cidade moderna

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Morbidelli C252V: uma V-Twin acessível criada para a cidade moderna

A Morbidelli C252V apresenta-se como uma cruiser leve pensada para o quotidiano, onde a facilidade de condução, o conforto e o carácter mecânico se unem de forma equilibrada....

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.