David Muñoz vai arrancar da pole position o GP das Américas, depois de um ataque final e já «fora de horas» lhe valer o arranque da primeira posição na corrida de amanhã. Maximo Quilles ainda sonhou com a pole mas acabou quase que tomado de assalto e teve de se contentar com o segundo lugar.
Depois de Joel Kelso (2:14.667s) ter liderado o quarteto de pilotos que seguiu para a Q2, entre eles Guido Pini, Dennis Foggia e Stefano Nepa, resta saber quem irá conquistar a pole position para o GP das Américas na categoria de iniciação do MotoGP.
Com dois minutos da qualificação decorridos, dos 15 totais, Mattelo Bertelle – um dos favoritos à pole position – caiu na pista texana mas felizmente sem gravidade e retomou a ação logo de seguida. Menos de dois minutos depois foi David Almansa a registar a sua quarta queda deste fim de semana, com Bertelle uma vez mais a ir ao chão.
It's getting tricky out there! @DavidAlmansa22 goes down and Bertelle crashes out again!
— MotoGP™#AmericasGP
pic.twitter.com/ZwicK4LSSf
(@MotoGP) March 29, 2025
E se os tempos competitivos acabavam agora de chegar, com Jose Antonio Rueda a liderar a sessão com uma volta em 2:14.588s, à frente de Kelso como mais direto adversário, o destaque pela negativa eram Riccardo Rossi e Scott Ogden que caíram praticamente ao mesmo tempo mas em circunstâncias distintas e de forma separada.
Separate crashes too for @ScottOgden19 and @riccardorossi54
— MotoGP™#AmericasGP
pic.twitter.com/fAKOFfh5nn
(@MotoGP) March 29, 2025
A sessão chegou rapidamente a meio e com a curva 8 a somar mais quedas, já que no regresso Rueda, também ele, caía naquela zona do circuito.
Entretanto e a dois minutos do final, Álvaro Carpe ascendeu à segunda posição e pouco atrás, Bertelle – que somava duas quedas – chegava a quarto.
Nos instantes finais Maximo Quilles parecia garantir a pole position com uma volta em 2:14.532s mas ainda faltavam terminar alguns pilotos que seguiam com os setores a vermelho e, sem surpresa David Muñoz confirmava o melhor tempo da sessão para assim garantir a pole position para o GP das Américas!
