• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 26, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Aprilia Tuono V4, a derradeira hyper naked de Noale (e também com versão Factory)

by Bernhard Cousin
Novembro 8, 2024
in Noticias de Motos, Novidades - Actualidade
0
Aprilia Tuono V4, a derradeira hyper naked de Noale (e também com versão Factory)

© Studio Pointer 13

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Uma das mais impressionantes novidades da Aprilia na EICMA 2024 é a nova Tuono V4. Uma hyper naked potente e agressiva, que também tem uma nova versão Factory.

Motor mais potente

O famoso e bem-sucedido motor V4 de 65º impulsiona estas motos, tendo a cilindrada aumentada para 1.099 centímetros cúbicos. Graças igualmente ao novo sistema de escape, em que o conversor catalítico está numa posição diferente, a potência subiu para 180 cv às 11.800 rotações por minuto, sendo o binário de 121 Nm às 9.600 rpm. O motor cumpre as normas de emissões Euro 5+. A caixa é de seis velocidades.

RelatedPosts

Aprilia All Stars está quase aí: eis o que esperar

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Aprilia RX 125 e SX 125: Evolução a sério em 2025

Design amplamente novo

© Studio Pointer 13

O design a Tuono foi completamente reformulado, oferecendo mais proteção do fluxo de ar para além de ter duas superfícies de asas sobrepostas que aumentam a carga vertical. O seu desenho aproveitou a experiência da Aprilia no MotoGP, sendo desenvolvidas em túnel de vento. Os painéis laterais são igualmente novos, estando melhor integrados com o novo design da secção traseira. As luzes na parte de trás estão integradas no suporte de chapa de matrícula.

Ao nível de cores, a Tuono V4 surge em cinzento Shark Gray e em amarelo Scorpion Yellow. Já a V4 Factory está disponível na versão única Dark Kraken.

Suspensões diferentes na Tuono V4 e Tuono V4 Factory

Em termos de ciclística, o quadro é de dupla trave em alumínio, sendo pintado pela primeira vez num preto mate. A Tuono V4 tem suspensões Sachs totalmente ajustáveis (forquilha invertida e amortecedor traseiro). A Tuono V4 Factory tem forquilha Öhlins NIX Smart EC 2.0 com gestão eletrónica, tal como o amortecedor Öhlins TTX Smart EC 2.0 atrás. O sistema de travagem, que inclui ABS, é idêntico em ambas as versões: dois discos e pinças radiais Brembo M50 monobloco de quatro êmbolos à frente; e disco e pinça de dois êmbolos na roda traseira. As jantes medem, ambas, 17 polegadas.

Novos sistemas de controlo

Tal como outras V4 da Aprilia, as Tuono receberam uma nova geração de controlos, com diversos pacotes eletrónicos que combinam de forma ideal o desempenho e a segurança. A plataforma inercial de seis eixos, tal como o acelerador eletrónico ride-by-wire e os três modos de condução fazem parte do equipamento de série. O mesmo acontece com os controlos proporcionados pelo sistema Aprilia Performance Ride Control.

Essas ajudas incluem controlo de tração Aprilia Traction Control ajustável em oito níveis, Aprilia Slide Control, o novo sistema anti-cavalinho Aprilia Wheelie Control ajustável em três níveis com funções preditivas, três mapeamentos de motor possíveis no Aprilia Engine Map, travão motor Aprilia Engine Brake e quick shift. O painel de instrumentos é TFT de cinco polegadas a cor, com novos gráficos.

Aprilia Tuono V4 Factory, ainda mais emocionante

© Studio Pointer 13

Para além das cores e das suspensões eletrónicas Öhlins já mencionadas, a versão Factory da nova Tuono V4 tem mais características distintivas. O assento só para condutor substitui o assento para passageiro.

São incluídos no equipamento de série os pacotes Track Pack e Comfort Pack, tal como elevadores do guiador, peças em fibra de carbono, sensores de pressão dos pneus e escape em carbono da SC Project.

O Track Pack engloba painel de instrumentos dedicado ao uso em pista, controlo de arranque Aprilia Launch Control, limitador de velocidade nas boxes Aprilia Pit Limiter e o novo controlo de deslize Aprilia Slide Control, além do módulo de GPS que permite detetar automaticamente tempos por volta em pista. Já o Comfort Pack dota a moto de luzes de curva e de controlo de velocidade de cruzeiro Aprilia Cruise Control.

Tags: Aprilia

Related

NIU faz história, com máximos em 2025: Regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
NIU faz história, com máximos em 2025: Regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

A NIU Technology prepara-se para fechar 2025 com um marco decisivo na sua história recente. A marca chinesa especializada em mobilidade elétrica de duas rodas deverá atingir um...

Read moreDetails

Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

Quando a Yamaha apresentou a TDM850 em 1991, poucos perceberam o que a marca japonesa estava realmente a lançar. Numa época em que o mercado estava rigidamente dividido...

Read moreDetails

BMW Motorrad reforça o seu compromisso com segurança, inovação e estilo na nova coleção de vestuário 2026

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
BMW Motorrad reforça o seu compromisso com segurança, inovação e estilo na nova coleção de vestuário 2026

A BMW Motorrad apresentou a sua coleção de vestuário para 2026, uma gama abrangente de equipamento técnico e vestuário casual que reflete mais de quatro décadas de experiência...

Read moreDetails

O fim da KTM RC390

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
O fim da KTM RC390

Volume baixo de vendas e um obrigatório aumento do preço para o modelo possa estar de acordo com a norma Euro5+ foram decisivos para que a KTM decidisse...

Read moreDetails

Benelli Leoncino Bobber 400: O V-Twin italiano que desafia as regras do universo custom

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Benelli Leoncino Bobber 400: O V-Twin italiano que desafia as regras do universo custom

A Benelli entra em território pouco explorado com a Leoncino Bobber 400, uma moto que cruza a identidade histórica da família Leoncino com a filosofia crua e minimalista...

Read moreDetails

6.ª Moto‑Volta a Portugal Honda arranca em maio com nove dias de aventura e 2200 km

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
6.ª Moto‑Volta a Portugal Honda arranca em maio com nove dias de aventura e 2200 km

Evento exclusivo para motos Honda volta a percorrer o país de norte a sul, com visitas culturais, gastronomia regional e um percurso em forma de “oito” que inclui...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.