Uma das novas versões Factory da Aprilia para 2025 é a nova Tuono 660 Factory. É uma variante ainda mais dinâmica, agressiva e desportiva da naked desportiva de Noale.
O motor de dois cilindros em linha e 660 centímetros cúbicos foi aprimorado, aumentando para os 105 cv de potência, ao mesmo tempo que cumpre as normas Euro 5+. Há uma versão compacta restringida a 35 kW de potência, apta para os condutores com carta de condução A2. O rácio peso/potência melhora, numa moto com 181 kg de peso.
O quadro é de dupla trave, e em termos de suspensões encontra-se material da Öhlins: a forquilha dianteira NIX 30 e o amortecedor traseiro STX 46, em ambos os casos com ajuste em ressalto, compressão e pré-carga da mola. À frente há dois discos de travão Brembo com pinça radial de quatro êmbolos, e atrás um disco Brembo com pinça radial de dois êmbolos. Ambas as jantes medem 17 polegadas.
A eletrónica é rica nesta Tuono 660 Factory, com os controlos APRC. Há acelerador ride-by-wire, plataforma inercial de seis eixos, controlo de arranque (ALC), controlo de tração ajustável (ATC), controlo de velocidade de cruzeiro (ACC), quick shift AQS, travão motor AEB, mapeamento de motor AEM e também ABS em curva.
A inovadora carenagem tem funções aerodinâmica, com o ar canalizado entre as duas paredes a contribuir para a estabilidade a velocidades elevadas e para o conforto do condutor ao protegê-lo dos fluxos de ar. Esteticamente, enfatiza o caráter desportivo.
Uma traseira de assento único é um acessório que pode substituir o assento de passageiro, convertendo a Aprilia Tuono 660 Factory numa moto apenas para o condutor e mais leve. A bordo, encontra-se um painel de instrumentos a cores de cinco polegadas e novos comandos elétricos retroiluminados no guiador.