Voltemos a falar do projeto denominado “Back to Africa” e destinado a trazer a marca Aprilia de volta aos grandes raids africanos, porque está a ganhar vida própria.
As duas Tuaregs desenvolvidas pelo departamento de competição da empresa Noale em colaboração com a GCorse dos irmãos Guareschi e confiadas a Jacopo Cerrutti e Francesco Montanari, vão enfrentar o exigente Rali Transanatolia em setembro. Trata-se de um compromisso importante para o desenvolvimento da moto, que, recorde-se, se baseia na Tuareg que, estritamente derivada da série, é uma grande protagonista no Campeonato Italiano de Motociclismo, no qual Jacopo Cerutti já alcançou quatro sucessos na categoria em seis provas realizadas até ao momento, ficando também perto da vitória na geral nas duas primeiras rondas. Uma estreia surpreendente para a Tuareg na série tricolor, que vê Cerutti atualmente a liderar a classificação na classe G-1000, reservada a motos multicilíndricas com mais de 600 cc.
Após os primeiros testes positivos efectuados na Sardenha e em Friuli, o encontro turco, um rali tão fascinante quanto exigente, que atravessará a Anatólia desde o Mar Negro até ao Mar Egeu, num total de 2500 km, representa um verdadeiro banco de ensaio para a Tuareg, tendo em vista os futuros compromissos no deserto africano. Na primeira fase, os trabalhos concentraram-se no desempenho do quadro, com uma estrutura e geometrias removíveis destinadas a garantir a estabilidade a alta velocidade e um maior curso da suspensão.
Posteriormente, o foco passou a ser a procura da máxima fiabilidade do motor em condições adversas, através de várias intervenções, incluindo a introdução de um radiador de óleo. A adoção de um primeiro depósito adicional aumentou finalmente a autonomia, necessária para percorrer as longas distâncias dos rallys. A versão de competição da Aprilia Tuareg está equipada com suspensão Öhlins by Andreani, escape completo em titânio SC Project e filtro de ar específico Sprint Filter. A colaboração com a Metzeler, que está a olhar com crescente interesse para o mundo das motos de aventura de dois cilindros e escolheu a Aprilia para desenvolver produtos para uso futuro em rally r