O novo sistema de concessões introduzido este ano no MotoGP divide os construtores por escalões consoante os resultados obtidos. E, num ano dominado pela Ducati, não existiram mudanças na distribuição. Mas por pouco.
A Honda e a Yamaha continuam a ser os únicos construtores no escalão D, que dá acesso a uma maior liberdade de desenvolvimento e testes das motos. Mas a Aprilia ficou muito perto de se juntar.
A casa de Noale somou 302 pontos no campeonato, ou seja, 40,81 por cento do total disponível. Se tivesse feito menos 43 pontos, teria ficado dentro dos 35 por cento que dariam acesso ao escalão D (260 pontos). Apenas nas últimas três rondas é que a Aprilia superou esse patamar.
A Ducati ficou com mais de 97 por cento dos pontos, seguida da KTM com cerca de 44 por cento. Já os construtores japoneses ficaram muito longe de saírem do escalão D: a Yamaha obteve 16,76 por cento dos pontos, enquanto a Honda se ficou pelos 10,14 por cento.