Sem autoconfiança é como bebés no berço e os pilotos António Maio (Yamaha), nas motos, e João Vale (Can-Am Renegade), nos quads, partiram para o derradeiro setor seletivo de 140 km da Baja TT Sharish Gin com os índices de confiança em alta, deixando as suas marcas vitoriosas na prova desenhada pela Secção Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense.
Numa prova verdadeiramente apoteótica, o piloto de Serpa puxou dos “galões” para colecionar mais um triunfo ao seu espólio, conquistando, sem apelo nem agravo, a vitória absoluta na Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão – Redondo, e na categoria TT2.
Aos comandos de uma Yamaha WR 450, António Maio não deixou nada ao acaso para “fugir” com sucesso rumo a mais um triunfo sem mácula no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2023, desta vez na Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão – Redondo.
O alentejano de Serpa encarou a prova da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com a mesma disciplina e destreza com que encara o seu dia a dia profissional, até porque o major da Guarda Nacional Republicana (GNR) aproveitou a quinta prova pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2023 para acumular experiência tendo em vista o próximo compromisso do Dakar.
Capaz de conciliar a carreira de militar da GNR com a de piloto, António Maio terminou com sucesso a missão este fim de semana nas duas rodas, com o tempo total de 4h20m43,7s, fruto de um planeamento rigoroso, depois de uma “batalha” titânica com Tomás Dias (Fantic XEF), vencedor na categoria Júnior, e Gustavo Gaudêncio (Honda CRF 450 RX), segundo e terceiro classificado, respetivamente.
«Apesar de um pouco perigosa e exigente do ponto de vista físico, a corrida foi gira e um bom teste para a nossa moto, em que acabámos por obter um bom resultado. Não cometemos nenhum erro, fundamental para o desfecho conquistado, porque a prova estaca traiçoeira, o que nos obrigou a ter alguma contenção no andamento para que não correr riscos desnecessários e, naturalmente, que estou feliz por ter vencido mais uma prova», sustentou o piloto da Yamaha no final da competição.
«Como preparação para o Dakar esta prova foi um excelente treino e estou confiante para o próximo compromisso, a Baja do Oeste. Agradeço a todos os patrocinadores que tem apoiado ao longo dos anos e esta vitória é dedicada a todos eles», retorquiu António Maio.
Tomás Dias e Gustavo Gaudêncio mantiveram uma toada bastante enérgica durante todo o fim de semana e, no derradeiro setor seletivo de 133,93 km, Gustavo Gaudêncio ficou na frente de Tomás Dias, se bem que a vantagem que o piloto de Reguengos da Fantic dispunha foi suficiente para garantir o degrau intermédio do pódio, a 4m06,2 segundos de António Maio. Já Gustavo Gaudêncio ficou a 4m42,8s do vencedor.
Na quarta posição terminou Bruno Santos, a 10m07,8s do topo da classificação, mas o piloto da Husqvarna FE regressou a casa com a vitória da classe TT3, cabendo a Miguel Castro, em Husqvarna FE 450 encerrar os cinco primeiros, a 1s do 4º lugar.
Fábio Magalhães, em Honda CRF 450 RX, terminou em sexto lugar – ficando a 7s da vitória na classe TT3 – com Bernardo Megre, aos comandos de uma KTM EXC F, a encerrar a sua participação no sétimo posto, conquistando em Reguengos a vitória na classe TT1.
Em Kawasaki KX 450 X, David Megre, 11.º à geral, venceu a seu bel-prazer a FIM Baja European Championship, com o tempo de 4h41m36.1s, com a segunda posição a pertencer a Bruno Borrego, em KTM 950 adventure, que na competição nacional triunfou na Classe Trail.
Na classe Promo, André Calado, 10.º à geral, conduziu a sua KTM 500 EXC ao primeiro lugar, com Christophe Lajouanie, em Sherco SEF-R 450, a vencer a classe de Veteranos.
João Vale implacável entre os quads
Entre os Quads, João Vale foi igual a si próprio e não deixou meter a foice em seara alheia, até porque, a única diferença entre um dia bom e um dia mau é a atitude e o piloto de Santo Tirso aplicou essa máxima para conquistar a vitória na Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão – Redondo.
Aos comandos de um Can-Am Renegade 1000 XXC, o atual campeão nacional da disciplina triunfou com mais de dois minutos de vantagem sobre o jovem Rodrigo Alves (Yamaha YFZ 450 R), o que traduz na perfeição do andamento imposto, não dando a mínima veleidade à generalizada concorrência.
«Foi uma corrida bastante positiva. Começámos com o segundo lugar no prólogo de sexta-feira, ontem arrancámos para o setor seletivo de 180 km em que, passados apenas 30 km, furei o pneu da frente e fui obrigado a rolar cerca de 150 km nessas condições, que nos deixou na terceira posição, lugar em que arrancámos hoje», sublinhou João Vale.
«Ao invés do que aconteceu anteriormente, hoje arrancámos bem e não tive azar nenhum até final – furámos já na parte final, mas sem prejudicar a nossa prestação – e conseguimos ganhar, que era o nosso objetivo este ano, visto que tivemos problemas no início do ano e ficou difícil de ganhar o campeonato», concluiu o experiente piloto de Santo Tirso.
A luta pela segunda posição foi imprópria para cardíacos, com Rodrigo Alves a vencer este desafio por 2,2 segundos sobre Rafael Carvalho (Yamaha YFZ 450 R), piloto que nunca baixou os braços e confiante que, até ao lavar dos cestos é vindima.
Rodrigo Alves foi também o mais rápido entre o pelotão do contingente Júnior, com o tempo de 4h38m52,5s, relegando para a segunda e terceira posição Rafael Carvalho (Yamaha YFZ 450 R) e Tiago Ferreira, máquina idêntica, a 2,2s e 9m31,2s, respetivamente.
Fábio Ferreira (ATV Racing YFZ) e Fernando Cardoso (Yamaha YFZ R) garantiram o 4.º e 5º lugar, respetivamente, a 3m26,7s e 3m32,3s do vencedor, também eles bastante animados pela disputa de uma posição, ficando separados por 5,6 segundos de diferença.
Na FIM Baja European Championship, o francês Antoine Sanchez (Yamaha YFM 700 Raptor foi o vencedor, com o tempo de 4h55m03,6s, cabendo a Luís Fernandes (Yamaha YFZ 450 R) a segunda posição, a 27m57,4s.
Na Classe Promo, Tiago Ferreira, em Yamaha YFZ 450 R, chamou a si o triunfo, com o tempo de 4h48m23,7s, secundado por Hélder Sá (Moto STAR TR), a 14m16,9s. No que concerne aos Veteranos, Marco Pedroso (Yamaha YFZ R) venceu com o tempo de 5h08m00,5s, com Carlos Reguinga (Yamaha YFZ 450 R), muito distante.
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