Já está completo o alinhamento de pilotos que vão lutar pela pole position do GP de Espanha de Moto3. Ángel Piqueras liderou a Q1 em Jerez e garantiu o apuramento, assim como outros três pilotos.
Depois das primeiras voltas lançadas, Noah Dettwiler (CIP Green Power/KTM), Vicente Pérez (Red Bull KTM Ajo), Matteo Bertelle (Rivacold Snipers Team/Honda) e Taiyo Furusato (Honda Team Asia) estavam em zona de apuramento, mas vários pilotos ficaram com voltas canceladas.
A tabela sofreu alterações significativas pouco depois, com Nicola Carraro (LevelUp MTA/KTM) a passar para o topo, seguindo-se Adrián Fernández (Leopard Racing/Honda), Filippo Farioli (SIC58 Squadra Corse/Honda) e Bertelle.
Nas terceiras voltas lançadas, Carraro manteve a liderança, Bertelle passou para segundo, Fernández ficou em terceiro e Piqueras (Leopard Racing/Honda) chegou ao quarto lugar. Depois de o perder momentaneamente, melhorou para ficar em terceiro… chegando mesmo à liderança com a sua última volta.
Deste modo, Piqueras foi o mais veloz da Q1, batendo Carraro por 0,241s. Farioli foi terceiro e Fernández ficou em quarto conseguindo também a presença na Q2. Em quinto, Bertelle falhou o apuramento por 0,110s.