Ángel Piqueras obteve este sábado a primeira pole position da carreira no Mundial de Moto3. O rookie impôs-se na qualificação desta tarde em Assen, que foi decidida só nos últimos instantes e teve um sabor amargo para o piloto da casa.
Com a sua primeira volta lançada, Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) assumiu a liderança 0,018s na frente de Iván Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM), mas sofreu uma aparatosa queda no fim da segunda volta lançada.
A monster highside for @CollinVeijer95 at T18 😱
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 29, 2024
Thankfully the home hero is up and walking, and also in a rush to continue his runs! ⚡#DutchGP 🇳🇱 pic.twitter.com/cjGJ110V8I
Adrián Fernández (Leopard Racing/Honda) colocou-se em terceiro. A ordem no topo da tabela manteve-se assim até aos últimos instantes – já depois das habituais passagens pelas boxes.
Com a sua última volta, Piqueras (Leopard Racing/Honda) alcançou a pole position, batendo Taiyo Furusato (Honda Team Asia) por 0,074s. Veijer não pôde voltar à pista depois da queda e perdeu a chance de arrancar da frente, ficando em terceiro a 0,309s da pole position.
O líder do campeonato, David Alonso (CFMoto Gaviota Aspar) está a ter uma ronda difícil em Assen. Não foi além do 13.º lugar nesta qualificação, a 0,711s de Piqueras.