O campeonato mundial de Superbikes introduziu algumas alterações este ano nas regras, com uma a «saltar» à vista de uma forma clara que afeta muito diretamente… Álvaro Bautista. O duas vezes (seguidas) campeão do mundo voltou a falar sobre o tema e reafirmou a sua ideia de que, para si, é uma regra injusta.
Em conversa com o Sport.es e citado pelo Motosan, o piloto de 39 anos falou sobre o tema e como esta alteração ao regulamento aconteceu por ‘queixas’ da concorrência: ‘A regra foi criada devido a queixas de todos os pilotos da grelha, que são maiores, mas não acho que seja justa. Há dois ou três pilotos na grelha que têm de engordar mais, e eu sou o que tem de ganhar mais peso’, começou por dizer, antes de explicar como esta o afeta diretamente:
– Com estas motos, com tanto peso e potência, sendo eu pequeno e leve, tenho mais desvantagens. Peso 67 kg e entre o fato e o lastro são 13 quilos. Ganhei peso e, sinceramente, para estar no meu melhor, não preciso dele.
Recorde-se que o peso mínimo foi fixado em 80 kg, com os pilotos que estão abaixo desse peso referência a terem de adicionar 0.5 kg por cada quilo a menos, até a um máximo de 10 kg.