A temporada de 2024 do Campeonato Mundial de Superbikes foi repleta de emoção e desafios em pista, mas também ficou marcada por um número significativo de quedas. Com 12 rondas concluídas, é altura de analisar quem liderou esta tabela indesejada e quais foram os circuitos e curvas mais difíceis do ano.
Quedas no WorldSBK: Bautista e Sam Lowes no topo da tabela
Na categoria principal, Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) e o estreante Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) foram os pilotos com mais quedas em 2024, acumulando 17 cada. Ambos superaram em sete quedas o trio formado por Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK), Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) e Tarran Mackenzie (PETRONAS MIE Racing Honda), que registaram 10 quedas cada.
No outro extremo da tabela, o campeão do mundo Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) caiu apenas duas vezes durante toda a temporada, destacando-se novamente pela consistência, como já tinha feito em 2023.
WorldSSP: Tom Edwards lidera o número de quedas
Na classe de Supersport, foi Tom Edwards (D34G Racing WorldSSP Team) quem somou mais quedas, com um total de 14 ao longo do ano. Logo atrás ficaram Bahattin Sofuoglu e Tom Booth-Amos (PTR Triumph), ambos com 13 quedas, enquanto Luke Power (Motozoo ME AIR Racing) encerrou o top 3 com 12 quedas. O piloto mais consistente entre os participantes regulares foi Simone Corsi (Renzi Corse), que caiu apenas duas vezes.
WorldSSP300: Calatayud com mais quedas na classe
No Mundial de Supersport 300, Unai Calatayud (ARCO SASH MotoR University Team) destacou-se pelas piores razões, sendo o único piloto a atingir a marca de 10 quedas. Emiliano Ercolani (Yamaha Motoxracing WorldSSP300 Team) foi o segundo com oito quedas, seguido por um grupo de seis pilotos com seis quedas, incluindo vencedores de corridas como David Salvador e Mirko Gennai (MTM Kawasaki).
O piloto mais consistente nesta categoria foi Petr Svoboda (Fusport-RT Motorsports by SKM-Kawasaki), com apenas uma queda registada em 2024.
WorldWCR: Dobbs lidera as quedas na estreia do campeonato
A nova classe WorldWCR teve um início atribulado para alguns pilotos. Mallory Dobbs (Sekhmet Motorcycle Racing Team) foi quem registou mais quedas, com nove ao longo da temporada. Seguiram-se Jessica Howden (Team Trasimeno), com seis quedas, e Emily Bondi (YART Zelos Black Knights Team), com cinco. A campeã inaugural da classe, Ana Carrasco (Evan Bros Racing Yamaha Team), terminou o ano sem uma única queda.
Os circuitos e curvas mais exigentes de 2024
Entre os circuitos mais desafiantes, Misano destacou-se com 81 quedas ao longo do fim de semana, seguido de perto por Magny-Cours, que registou 71 devido às condições de chuva. Jerez ocupou a terceira posição com 70 quedas.
Quanto às curvas, a mais problemática foi a Curva 6 de Jerez, uma travagem apertada em descida, que viu 21 quedas ao longo do ano. A Curva 13 de Magny-Cours e a Curva 10 de Cremona completaram o pódio das curvas mais traiçoeiras, com 20 e 18 quedas, respetivamente.
Resumo do número de quedas em 2024 (WorldSBK)
- 17 quedas: Álvaro Bautista, Sam Lowes
- 10 quedas: Alex Lowes, Andrea Locatelli, Tarran Mackenzie
- 8 quedas: Andrea Iannone, Michael van der Mark, Jonathan Rea
- 2 quedas: Toprak Razgatlioglu
Com um total de 652 quedas registadas nas quatro categorias em 2024, este foi um ano exigente para pilotos e equipas, reafirmando a importância da consistência e da gestão de riscos para alcançar o sucesso.