Terminaram as preparações no programa do GP de Espanha de MotoGP. O warm-up realizou-se esta manhã em Jerez e Álex Márquez foi o mais rápido de uma sessão interrompida prematuramente com bandeira vermelha. Miguel Oliveira foi décimo.
No início da sessão de dez minutos, foi Francesco Bagnaia (Ducati) a ditar o ritmo, sendo depois batido por Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM). A meio do warm-up, no espaço de menos de um minuto existiram cinco trocas de líder.
Nesse período passaram pelo primeiro lugar Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46/Ducati), Enea Bastianini (Ducati), Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) e Raúl Fernández (Trackhouse Racing/Aprilia).
Cerca de um minuto depois, Álex Márquez (Gresini/Ducati) completou uma volta em 1m37,943s e colocou-se na liderança. Bastianini melhorou e ficou a 0,176s, com Jack Miller (Red Bull KTM) em terceiro a 0,177s. Fernández e Martín completaram o top cinco.
Pouco depois do tempo efetuado por Álex Márquez, Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM) sofreu uma queda forte na curva 7. Apesar de o piloto sair ileso, a cerca de um minuto do fim foi mostrada bandeira vermelha devido à necessidade de reparar as barreiras afetadas.
Deste modo, a sessão acabou ligeiramente mais cedo, pelo que não existiram alterações na classificação como é habitual nos últimos instantes. Quanto a Oliveira, o luso da Trackhouse Racing fez apenas duas voltas válidas e a melhor delas deixou-o em décimo a 0,531s de Álex Márquez.