Álex Márquez não tem dúvidas: a Ducati Desmosedici de 2023 é uma evolução face ao modelo que utilizou na última temporada de MotoGP, ainda que tenha, admita, de se adaptar.
Durante a apresentação da Gresini Racing para a nova época, o espanhol foi questionado sobre as diferenças entre o modelo que pilotou na temporada transata face ao que irá utilizar em 2024: ‘Da moto de 2022 para a de 2023, antes de mais foi difícil de entender a diferença porque o dia não foi fácil em termos de condições, um pouco estranho, mas é verdade talvez que o motor tem novo carácter, uma nova aerodinâmica. Adaptámos um pouco, mas o carácter do motor face ao da moto de 2022… temos de nos adaptar à entrega de potência para o meu estilo de pilotagem e a Ducati tem muitas opções para isso’.
Certo é que terá de se habituar a uma nova versão da moto, mas para já ficou claro que este modelo é mais interessante… e potente: ‘Vamos ter ainda três dias na Malásia para entender um pouco melhor, mas parece que é um pouco diferente mas não uma revolução, apenas uma evolução com mais potência e isso é sempre bom, ter mais potência na reta, para tentar ultrapassar e ganhar algumas décimas’.