O campeonato mundial de Superbikes já teve o seu arranque oficial e logo com «caras novas» a destacarem-se: Andrea Locatelli liderou o FP1, mas seria Alex Lowes a destacar-se no FP2 com o melhor tempo do dia.
A primeira sessão ficou desde logo marcada por pingos de chuva e problemas no GPS da moto de alguns pilotos, como foi o caso de Nicolò Bulega e Andrea Iannone, também com Scott Redding, mais ter também uma situação técnica por resolver mas fora da moto.
De volta ao que verdadeiramente importa, a performance dos pilotos, o destaque foi Locatelli (Pata Prometeon Yamaha), com este a concluir a sessão com uma volta em 1:29,197s para assim bater os irmãos Lowes: Alex (Kawasaki Racing Team WorldSBK) ficou a 0.106s do italiano, e Sam (ELF Marc VDS Racing Team), a fazer a sua estreia no campeonato foi terceiro.
Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) foi quarto e bateu o regressado aos mundiais Andrea Iannone (Team GoEleven).
Quem pareceu estar em dificuldades foi Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati), autor do oitavo tempo a 0.837s do #55, com Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) a encerrar o top dez com 1.157s de diferença para o líder. Jonatha Rea (Pata Prometeon Yamaha) foi 12.º.
Na segunda sessão do dia os acontecimentos mudaram mas não drasticamente. Alex Lowes foi desta feita o mais veloz com a sua melhor volta a ser concluída em 1:29.042s, com Bulega (Aruba.it Racing – Ducati), campeão mundial em 2023 no WSSP, a ser 0.059s mais lento do que o líder da sessão. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) mostrou um ritmo altamente competitivo e foi terceiro a 0.195s do seu compatriota.
Michael Van Der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) foi o quarto, à frente de Sam Lowes. Andrea Iannone voltou a mostrar ter um ritmo forte e foi sexto.
Razgatlioglu melhorou, no geral, uma posição e foi nono, com Bautista a «cair» para o 12.º e Rea ficar num nada surpreendente 16.º.
FP2:
FP1: