Aleix Espargaró foi o mais veloz do primeiro dia do GP da Catalunha de MotoGP. No treino da tarde, que define os dez apurados automaticamente para a segunda qualificação, o piloto fez uma nova volta recorde em Barcelona. Miguel Oliveira foi 13.º e terá de passar pela Q1, assim como Marc Márquez que está nessa situação pela segunda ronda seguida.
Depois das primeiras voltas lançadas, a Red Bull KTM tinha Jack Miller na frente da tabela de tempos, com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) em segundo. A KTM cimentou a posição de seguida, passando a ser Brad Binder a liderar, com Miller em segundo… antes de voltar à liderança.
Os tempos continuaram a evoluir e Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM) colocou-se em terceiro. No fim dos primeiros dez minutos, Binder sofreu uma queda à saída da primeira curva – o que não teve consequências de maior em termos físicos para o piloto. Quartararo também caiu pouco depois, mas na curva cinco.
Binder regressou à pista pouco depois… só para voltar a cair na curva dois. Mudança de líder a 18 minutos do fim, quando Maverick Viñales (Aprilia) foi mais veloz do que Miller. Na mesma altura, Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team/Ducati) chegou a terceiro, deixando Binder para trás.
No último quarto de hora, os tempos voltaram a descer, mudando a tabela por completo. A sete minutos do término, os três primeiros eram Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati), Acosta e Franco Morbidelli (Prima Pramac/Ducati), separados por apenas 0,038s.
A três minutos do fim, Espargaró (Aprilia) passou para a frente com uma nova volta recorde e, atrás de si, colocou-se Miller. O australiano viria a ser ultrapassado por Binder, Acosta e Francesco Bagnaia (Ducati), terminando em quinto. Martín foi sexto à frente de Morbidelli, com Enea Bastianini (Ducati) em oitavo.
Álex Rins (Monster Energy Yamaha) surpreendeu com o nono tempo para se apurar já para a segunda fase da qualificação. O último a conseguir foi Viñales em décimo, relegando Álex Márquez (Gresini/Ducati) a 11.º por apenas 0,055s. Marc Márquez (Gresini/Ducati) também irá à Q1, depois de acabar em 12.º logo na frente de Oliveira (Trackhouse Racing/Aprilia) – que nunca foi capaz de lutar verdadeiramente pelo top dez da sessão.
Tempos: