Ai Ogura protagonizou uma recuperação impressionante para ganhar o GP da Catalunha de Moto2. Vindo do 17.º lugar na grelha de partida, o piloto chegou à liderança perto do fim, consumando uma dobradinha para a MT Helmets-MSi na frente do seu colega Sergio García – que reforçou o primeiro lugar no campeonato, tendo ainda os principais perseguidores a fazerem resultados menos bons.
A partir da pole position, Sergio García (MT Helmets-MSi/Boscoscuro) não desperdiçou a vantagem e manteve-se na frente, com Fermín Aldeguer (MB Conveyors/Boscoscuro) a ficar em segundo. Celestino Vietti (Red Bull KTM Ajo/Kalex) posicionou-se em terceiro.
Na primeira volta registaram-se três quedas: Somkiat Chantra (Idemitsu Honda Team Asia/Kalex) e Izan Guevara (CFMoto Inde Aspar/Kalex) logo nas primeiras curvas e, pouco depois, Ayumu Sasaki (Yamaha VR46 Master Camp Team/Kalex).
IT'S GOOOOOOOO IN #Moto2! 🚥@garciadols11 maintains the lead as @IzanGuevara28 and @somkiat35 go down at Turn 1 👀#CatalanGP🏁 pic.twitter.com/cmBAFzURXv
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 26, 2024
Pouco depois, Aldeguer perdeu posições para Albert Arenas (QJMotor Gresini/Kalex) e Ogura (MT Helmets-MSi/Boscoscuro), mas recuperou rapidamente e terminou a segunda volta a ultrapassar García para ficar na liderança.
Uma vez no topo, Aldeguer começou a distanciar-se de García, e ambos deixaram o resto do pelotão para trás. Ainda na primeira dezena de voltas, Arenas foi ultrapassado por Alonso López (MB Conveyors SpeedUp/Boscoscuro) e Ogura.
Ogura viria a chegar ao terceiro lugar e, quando ultrapassou López, distanciou-se do rival. A nove voltas do fim, Vietti sofreu uma queda, ficando definitivamente fora da luta pelos lugares cimeiros.
Más notícias para Aldeguer na 14.ª volta, ao receber uma penalização de Long Lap por infringir os limites de pista. Pior ainda ficou para o espanhol quando na volta seguinte, a tentar cumprir a penalização, caiu e abandonou- García ficou confortavelmente na liderança, com Ogura em segundo e López em terceiro.
CAN YOU BELIEVE IT?? 🤯@Aldeguer54 crashes as he was serving his penalty 💥#CatalanGP 🏁 pic.twitter.com/GssafHevdR
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 26, 2024
O japonês conseguiu mesmo anular a desvantagem que tinha e ultrapassou García para se colocar na liderança a quatro voltas do fim com uma ultrapassagem no fim da reta da meta. Entretanto, López não só perdeu o contacto com os dois primeiros, como também o terceiro lugar… ao qual viria a chegar Jake Dixon (CFMoto Inde Aspar/Kalex).
A corrida chegou ao fim, com Ogura tranquilo na última volta para ganhar à frente de García com 3,816s de avanço. Dixon foi um tranquilo terceiro classificado, pontuando pela primeira vez este ano. Mais animada foi a luta pelo quarto posto, na qual Jeremy Alcoba (Yamaha VR46 Master Camp Team/Kalex) levou a melhor face a Senna Agius (Liqui Moly Husqvarna Intact GP/Kalex) e Arenas na última volta.
Joe Roberts (OnlyFans American Racing Team/Kalex) foi apenas 11.º, perdendo terreno na luta pelo título. Destaque também para o 12.º lugar de Jorge Navarro (Klint Forward), que deste modo deu os primeiros pontos da época ao construtor suíço.