O primeiro treino livre do GP Solidário de Barcelona de MotoGP assistiu a um incidente invulgar, em que Maverick Viñales se envolveu com Francesco Bagnaia (Ducati) que caiu.
Invulgar porque aconteceu depois do treino de arranques, já após o fim da sessão de 45 minutos. O espanhol da Aprilia explicou a situação do seu ponto de vista:
– Para mim, não é de quem é a culpa. No fim de contas, o treino de arranque é para treinar o arranque, então chegas à primeira curva a tentar desativar o dispositivo, então travas tarde. Vi que o Pecco estava no meio, muito lento – não sei porquê. E tentei evitá-lo, fui para o exterior. Mas eu dei algo como duas motos. Quando eu vi o acidente, eu disse, «Talvez lhe tenha tocado, não sei». Mas depois vi a repetição e havia bastante espaço. Penso que talvez ele se tenha assustado, ele agarrou o travão da frente, e bloqueou o pneu da frente. Mas foi de loucos, para ser honesto. Para mim, é um incidente, por vezes coisas assim aconteceu.
Apesar da queda, Bagnaia não sofreu mazelas de maior, nem danos consideráveis na sua moto. Viñales, por seu turno, não chegou a cair, apesar do toque que existiu.