O Japan Mobility Show 2023 está a aproximar-se rapidamente. Está agendado para ter lugar entre 28 de outubro e 5 de novembro de 2023, em Tóquio. No final de setembro de 2023, a Honda revelou algumas das novidades que vai trazer para o evento deste ano, incluindo a moto elétrica e dobrável Pocket Concept, que cabe dentro do seu conceito de hatchback elétrico Sustaina-C.
A 3 de outubro de 2023, foi a vez da Suzuki. Embora a Suzuki já não venda veículos de quatro rodas no mercado dos EUA, estes são bastante populares noutras partes do mundo. Desde os favoritos dos fãs, como a Suzuki Jimny, até aos carros do dia a dia, como o Suzuki Swift, é possível vê-los como parte do tráfego regular se visitar muitos locais do mundo. Como resultado, a empresa planeia apresentar vários projectos de duas e quatro rodas, entre outros, no Japan Mobility Show de 2023.
No que diz respeito às duas rodas, o Salão da Mobilidade do Japão de 2023 será o local de três estreias mundiais de veículos da Suzuki. O primeiro é um ciclomotor elétrico dobrável chamado e-PO. Desenvolvido pela Suzuki em cooperação com a Panasonic, destina-se a funcionar como uma moto de assistência eléctrica, mas melhor. Embora tenha pedais, o seu principal objetivo é andar sem pedalar – e também ser seguro para utilização em auto-estradas. A e-PO terá três modos de funcionamento: Tração totalmente eléctrica, Tração assistida ou Tração com pedais.
Outra colaboração entre a Suzuki e a Panasonic, esta é uma bonita scooter eléctrica equivalente à scooter a gás Choinori de 50cc lançada pela Suzuki no início da década de 2000. Também utiliza um motor desenvolvido para uma moto de assistência eléctrica e destina-se a ser um veículo urbano de pequena cilindrada.
A Suzuki escolheu o Salão da Mobilidade do Japão de 2023 como o local para revelar ao mundo o seu primeiro veículo de duas rodas movido a hidrogénio. A empresa chama-lhe um veículo de teste, não um conceito – mas a Suzuki está atualmente a investigar o desenvolvimento de motores a hidrogénio e ainda não o colocou em qualquer nível de produção.
A exposição incluirá um veículo de teste que utiliza uma Burgman 400 ABS equipada com um depósito de hidrogénio de 70 MPa (megapascal) e o respetivo motor. Além disso, a Suzuki organizará painéis e mostrará vídeos para ilustrar o seu progresso no desenvolvimento de motores a hidrogénio.