• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Segunda-feira, Dezembro 22, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home MotoGP

A Revolução da Aprilia: O Segredo do Travão Motor que Está a Virar o MotoGP do Avesso!

by Redação
Agosto 25, 2025
in MotoGP
0
A Revolução da Aprilia: O Segredo do Travão Motor que Está a Virar o MotoGP do Avesso!
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Numa revelação bombástica que abalou o paddock do MotoGP, o diretor da Aprilia, Paolo Bonora, confirmou uma evolução técnica que está a transformar por completo o desempenho da marca italiana. Conhecida pela elegância e competitividade da sua RS-GP, a Aprilia sempre brilhou em circuitos rápidos e fluidos, conquistando vitórias em palcos lendários como Rio Hondo, Austin, Barcelona e Silverstone. Mas agora, o verdadeiro choque chega com a sua súbita força em pistas de estilo stop-and-go, historicamente o seu calcanhar de Aquiles.

O exemplo mais gritante aconteceu na Áustria e na Hungria, onde Marco Bezzecchi mostrou ao mundo o novo poder da RS-GP. No Red Bull Ring, conquistou a pole position e liderou boa parte da corrida antes de terminar no pódio. No estreante Balaton Park voltou a impressionar: segundo na grelha, terceiro na corrida, e acima de tudo, a provar que a Aprilia já não teme os circuitos mais técnicos e travados.

RelatedPosts

A noite louca de Andrea Iannone antes da vitória histórica com a Ducati no MotoGP

Raúl Fernández afastado do desenvolvimento da Aprilia em 2025: o que correu mal para a estrela do MotoGP?

TT 2026 com calendário e novidades

O segredo? O travão motor!

Bonora revelou que a chave para esta metamorfose está na evolução eletrónica da moto, sobretudo no sistema de travão motor.

“É verdade que preferimos as curvas rápidas e fluídas”, admitiu. “Mas trabalhámos muito nesta fase de travagem porque sabíamos que, uma vez corrigida a estabilidade em aceleração, a chave era tornar a moto mais forte nas zonas de travagem dura – especialmente na fase inicial.”

Com esta inovação, os pilotos conseguem travar mais tarde e com maior estabilidade, sem bloqueios da roda traseira, protegendo melhor a trajetória e defendendo-se de ataques. A prova disso esteve em Balaton Park, quando Bezzecchi resistiu por duas vezes aos avanços agressivos de Marc Márquez na volta oito, sustentado pelo novo comportamento da RS-GP.

De perseguidor a candidato ao título

Graças a estas evoluções, a Aprilia deixou de ser apenas uma ameaça ocasional para se afirmar como candidata real ao campeonato. Atualmente ocupa o segundo lugar na classificação, mas sente a pressão da KTM, que está apenas a 13 pontos depois da exibição portentosa de Pedro Acosta na Hungria.

O MotoGP entra agora numa nova era tecnológica, e a Aprilia prova que tem engenho e audácia para desafiar Ducati, KTM e Honda em todos os tipos de pista. O campeonato aquece, e os fãs já sabem: a luta pelo título ganhou um novo protagonista.

Related

O Reinado Imparável de Marc Márquez na Ducati Incendeia Planos de Vingança dos Rivais para o Duelo de 2026

by Redação
Setembro 23, 2025
0
O Reinado Imparável de Marc Márquez na Ducati Incendeia Planos de Vingança dos Rivais para o Duelo de 2026

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

As Competências de Travagem Inigualáveis de Quartararo Deixam os Rivais da Yamaha para Trás!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
As Competências de Travagem Inigualáveis de Quartararo Deixam os Rivais da Yamaha para Trás!

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

O Segredo da Ducati: Jack Miller Revela Que Quase Construíram um Motor de Quatro Cilindros em Linha no MotoGP!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
O Segredo da Ducati: Jack Miller Revela Que Quase Construíram um Motor de Quatro Cilindros em Linha no MotoGP!

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Viñales Recupera da Lesão: Pronto Para Conquistar o Exigente Circuito de Motegi no Japão!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
Viñales Recupera da Lesão: Pronto Para Conquistar o Exigente Circuito de Motegi no Japão!

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

O Terramoto do MotoGP: Gigi Dall’Igna Revela Que a Mudança Para Pneus Pirelli Vai Redefinir as Corridas em 2027!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
O Terramoto do MotoGP: Gigi Dall’Igna Revela Que a Mudança Para Pneus Pirelli Vai Redefinir as Corridas em 2027!

MotoGP Prepara-se Para Explodir em 2027: A Verdade Revolucionária dos Pneus Pirelli À medida que o MotoGP se prepara para uma mudança sísmica em 2027, todas as atenções...

Read moreDetails

Viñales e Bastianini Prontos Para Conquistar o Japão: Será Motegi o Ponto de Viragem?

by Redação
Setembro 23, 2025
0
Viñales e Bastianini Prontos Para Conquistar o Japão: Será Motegi o Ponto de Viragem?

www.photoPSP.com

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.