A KTM acaba de revelar a sua edição limitada do modelo super desportivo, RC 8C exclusiva para pista. E embora o fabricante não tenha efectuado grandes alterações em relação ao modelo de 2023, afirma que esta unidade tem níveis de desempenho de Moto2.
Estarão disponíveis apenas 100 RC 8C 2024 construídas à mão, o que representa metade do número em comparação com o ano passado. E se quiser ter um, terá de desembolsar 38 035,91 €.
A edição limitada da RC 8C, apenas para circuitos, foi fabricada em conjunto com a Krämer Motorcycles, tal como o modelo anterior. E, como seria de esperar, isso significa que vem com todos os acabamentos para pista, como painéis do depósito e da carenagem de desmontagem rápida, jantes Dymag leves e pneus de corrida Pirelli.
Existe um painel de instrumentos e um registador de dados AIM MXS 1.2 RACE com funcionalidade GPS integrada para o manter a par dos seus tempos por volta, e pode visualizar todas as informações relevantes no ecrã TFT de 5 polegadas. Os sortudos que possuem uma destas máquinas de pista podem utilizar o AIM RaceStudio para visualizar as métricas de desempenho e trabalhar para reduzir os seus tempos de volta.
O motor da RC 8C é o mesmo bicilindrico de 889 cc que a KTM utilizou no modelo de 2023, mas a empresa afirma que foi “melhorado”. Podemos apenas assumir que produz perto de 140 cv, uma vez que a versão anterior debitava 135 cv e 98 Nm de binário. E não há dúvida de que esta será uma das motos com o som mais agradável em pista, graças a um escape Akrapovič de corrida.
O motor é suportado por um quadro tubular em aço 25CerMo4, que é revestido por uma carenagem em Kevlar de carbono, inspirada na KTM RC16. A KTM não indica o peso médio, mas o peso seco é de apenas 139.7 kg.
Não é de surpreender que haja componentes de suspensão WP em todo o lado. Uma forquilha de cartucho fechado de 43 mm mantém tudo sob controlo na dianteira, enquanto um amortecedor WP APEX PRO 7746 com um regulador de pré-carga remoto deve oferecer definições de compressão e extensão facilmente ajustáveis a alta e baixa velocidade na traseira.
Para travar está um conjunto de cilindros de travão mestre radiais Brembo 19RCS CORSA CORTA derivados do MotoGP. Na frente, as pinças Brembo Stylema agarram discos totalmente flutuantes de 290 mm, enquanto uma pinça Brembo de dois pistões trabalha com um disco de 230 mm na traseira.
Qualquer pessoa que consiga adquirir uma RC 8C 2024 será convidada para uma sessão de entrega em Portimão, Portugal. A viagem incluirá uma sessão de configuração personalizada em pista, um jantar privado, um encontro e saudação e uma experiência exclusiva de dia de pista com a “realeza das corridas KTM”.