Ricard Jové fez uma análise cuidadosa sobre o mercado de pilotos em 2025. Ao analisar fez referência que todas as equipas estão à espera de uma decisão da Ducati e que inevitavelmente o fabricante italiano irá perder um piloto.
Jové em declarações, segundo o www.motosan.es, falou na estratégia que poderá existir na Ducati para decidir a escolha do piloto que irá ficar com o lugar de fábrica e, que todas as restantes equipas estão em “espera”.
– Penso que há três chaves. Uma é desportiva, baseada na meritocracia. Outra é estratégica, que consiste em tentar não perder nenhuma destas “fendas”, mas isso será impossível e alguns deles irão sair. Além disso, será difícil para eles manterem todas as motos que têm agora, e penso que alguma equipa irá para a Yamaha. A minha teoria é que a Gresini vai sair. Também recebi informações de que a Pramac fez uma oferta a um piloto do top 5 do Campeonato do Mundo para correr com eles na Ducati. Uma vez resolvida esta questão das motos, terão de ver como distribuem os pilotos.
Acrescentou ainda: ‘Todas elas têm ofertas da Aprilia e da KTM, e a primeira que for rejeitada irá embora. Não se trata apenas de pilotos, trata-se de estratégia e economia. A decisão é uma questão importante. É evidente que a Aprilia e a KTM não têm de procurar nem de oferecer. Todas elas já passaram e têm de esperar que a Ducati se mexa. Todas elas prepararam os seus planos A e B