Álvaro Bautista não foi capaz de ser tricampeão do mundo de Superbike. Depois dos títulos de 2022 e 2023, o piloto era de novo o favorito este ano – tendo até em conta o seu domínio.
No entanto, as dificuldades foram muitas e o espanhol da Aruba.it Ducati cedo ficou fora da luta pelo título. A introdução do peso mínimo obrigatório no somatório de moto e piloto foi um dos motivos para a quebra de desempenho, mas não o único.
Numa entrevista ao site GPOne.com, Bautista admitiu que ele mesmo perdeu ímpeto em certas áreas, ao mesmo tempo que o grau de dificuldade do WSBK ficou mais alto:
– Como bem sabemos, em 2024 existiram algumas mudanças técnicas. A Panigale ganhou algo, enquanto eu perdi noutras áreas. Certamente o nível da categoria aumentou, também graças às super concessões, exploradas muito bem pelo Toprak [Razgatlioglu] e pela BMW.
No seu primeiro ano com a BMW, Razgatlioglu foi o grande dominador, estabelecendo novos recordes de vitórias consecutivas no caminho para ser campeão. Bateu Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati), enquanto Bautista foi terceiro.