As regras do peso mínimo moto + piloto impostas no Mundial de Superbike para 2024 continuam a dividir opiniões. Os pilotos mais pesados consideram que se deveria ter ido ainda mais além, enquanto os mais leves podem ter algumas dificuldades de adaptação. É o caso do campeão das últimas duas épocas, Álvaro Bautista.
O espanhol da Aruba.it Ducati disse ao site GPOne.com que teve de trabalhar para ganhar massa muscular devido à questão do peso: ‘No ano passado pesava 67kg com o fato e tendo de chegar ao mínimo de 80kg imposto pelos regulamentos, tens de aplicar 6,5kg de peso na moto. Durante o inverno tentei trabalhar muito ao nível físico, apesar de sofrer com o meu pescoço devido ao acidente em Jerez. No entanto, consegui aumentar a minha massa muscular, mas não assim tanto. No fim de contas, não consigo acrescentar mais 13kg de peso, caso contrário não seria um piloto’.
Bautista admitiu que tem vindo a sentir dificuldades consideráveis com a moto deste ano: ‘Para a Ducati, os novos regulamentos têm alguns aspetos positivos, mas para mim têm aspetos negativos. De facto, a moto torna-se muito mais difícil de pilotar e as sensações iniciais não foram positivas. De facto há mais inércia, não consigo fechar as curvas rápidas. Depois experimentámos várias soluções para entender como ultrapassar o problema. Espero que em Jerez o feedback do trabalho feito pela Ducati seja positivo, porque mais 7kg a 200km/h torna-se muito’.