Tal como é habitual noutras épocas, a Ducati tem dois tipos de motos no pelotão de MotoGP – a Desmosedici GP24, que é a versão atual; e a GP23, que é usada pelos pilotos da Gresini e da Pertamina Enduro VR46.
Como é natural, a variante deste ano é mais evoluída e tem melhores prestações por isso mesmo, ainda que não esteja significativamente acima da GP23 da época passada.
Alguns dos pilotos que têm a versão mais recente consideram que a GP23 ainda tem alguns pontos mais fortes, como por exemplo o desempenho em aceleração – que pode ser importante este fim de semana no GP do Japão.
Marc Márquez (Gresini) é um dos pilotos que usa a moto do ano passado. Questionado sobre se, tendo em conta estes comentários dos pilotos com a Ducati Desmosedici GP24, sente que a sua moto poderá adequar-se melhor a Motegi, Márquez respondeu:
– Irei responder a esta pergunta em Valência. Não sei. Claro que a moto perfeita não existe. Algumas motos serão melhores num aspeto, outras motos serão piores noutros aspetos. O mais importante é tentar encontrar uma moto mais equilibrada. Eles mudaram para a 24, então isso significa que encontraram algo melhor. Mas iremos experimentar em Valência.