• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 27, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

A moto eléctrica indiana que trocou o silêncio… por mudanças manuais

by Redação
Julho 11, 2025
in Noticias de Motos
0
A moto eléctrica indiana que trocou o silêncio… por mudanças manuais
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Num universo dominado por motos elétricas silenciosas, com design minimalista e aceleração instantânea, uma empresa indiana decidiu remar contra a corrente — literalmente. A Matter Energy criou algo quase impensável nos dias de hoje: uma moto elétrica equipada com uma caixa manual de quatro velocidades e uma manete de embraiagem. Chama-se Aera 5000, e é, no mínimo, uma surpresa refrescante no panorama cada vez mais previsível dos veículos elétricos.

Sediada em Ahmedabad e fundada em 2019, a Matter Energy não quer apenas seguir a tendência: quer redefini-la. Enquanto a maioria das marcas aposta em ficheiros técnicos recheados de números impressionantes, esta empresa indiana está mais interessada em recuperar o prazer da condução — mesmo no mundo elétrico.

RelatedPosts

Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

NIU faz história, com máximos em 2025: Regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

A Aera 5000 é o seu primeiro modelo, e já está a dar que falar.

Esteticamente moderna, mas com alma quase nostálgica, esta moto foi concebida para dar ao condutor uma experiência mais física, mais envolvente. Em vez da suavidade automática típica dos EVs, aqui o condutor tem controlo total sobre as passagens de caixa, podendo sentir o binário a ser libertado a cada mudança — tal como numa moto a combustão.

Por baixo do design arrojado, encontramos um motor elétrico com cerca de 14 cavalos e uma bateria refrigerada a líquido — uma raridade nesta gama — que garante uma autonomia prática suficiente para o quotidiano urbano. A cereja no topo do bolo? A possibilidade de reduzir mudanças para aproveitar o travão motor ou subir de rotação para extrair mais emoção da condução.

Apesar desta abordagem old school, a Aera 5000 está longe de ser uma relíquia tecnológica. Vem equipada com um ecrã táctil de 7 polegadas, navegação integrada, ligação ao smartphone, modos de condução e até assistência à marcha-atrás — sim, numa moto. Há ainda funcionalidades inteligentes como bloqueio remoto, ignição sem chave e geolocalização, tudo gerido através da aplicação dedicada da marca.

Esta fusão improvável entre tradição e inovação parece estar a conquistar os motociclistas indianos, com a expansão da marca a várias cidades. A Matter mostra assim que é possível olhar para o futuro sem abdicar das sensações do passado.

Afinal, quem disse que uma moto elétrica tem de ser silenciosa, previsível e até… algo aborrecida?

Source/Imagens: Matter Motor/Rideapart

Related

NIU faz história, com máximos em 2025: Regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
NIU faz história, com máximos em 2025: Regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

A NIU Technology prepara-se para fechar 2025 com um marco decisivo na sua história recente. A marca chinesa especializada em mobilidade elétrica de duas rodas deverá atingir um...

Read moreDetails

Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

Quando a Yamaha apresentou a TDM850 em 1991, poucos perceberam o que a marca japonesa estava realmente a lançar. Numa época em que o mercado estava rigidamente dividido...

Read moreDetails

BMW Motorrad reforça o seu compromisso com segurança, inovação e estilo na nova coleção de vestuário 2026

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
BMW Motorrad reforça o seu compromisso com segurança, inovação e estilo na nova coleção de vestuário 2026

A BMW Motorrad apresentou a sua coleção de vestuário para 2026, uma gama abrangente de equipamento técnico e vestuário casual que reflete mais de quatro décadas de experiência...

Read moreDetails

O fim da KTM RC390

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
O fim da KTM RC390

Volume baixo de vendas e um obrigatório aumento do preço para o modelo possa estar de acordo com a norma Euro5+ foram decisivos para que a KTM decidisse...

Read moreDetails

Benelli Leoncino Bobber 400: O V-Twin italiano que desafia as regras do universo custom

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Benelli Leoncino Bobber 400: O V-Twin italiano que desafia as regras do universo custom

A Benelli entra em território pouco explorado com a Leoncino Bobber 400, uma moto que cruza a identidade histórica da família Leoncino com a filosofia crua e minimalista...

Read moreDetails

6.ª Moto‑Volta a Portugal Honda arranca em maio com nove dias de aventura e 2200 km

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
6.ª Moto‑Volta a Portugal Honda arranca em maio com nove dias de aventura e 2200 km

Evento exclusivo para motos Honda volta a percorrer o país de norte a sul, com visitas culturais, gastronomia regional e um percurso em forma de “oito” que inclui...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.