• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Terça-feira, Dezembro 23, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

A (mal-sucedida) primeira experiência da Ducati com um motor V4

by Bernhard Cousin
Agosto 5, 2024
in Noticias de Motos
0
A (mal-sucedida) primeira experiência da Ducati com um motor V4

© Ducati

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Foi em meados dos anos 1960 que a Ducati desenvolveu o seu primeiro motor V4 – que equiparam a Apollo V4. Foram fabricados apenas dois protótipos, que acabaram por ser uma primeira incursão numa arquitetura que viria a conhecer sucesso em Borgo Panigale.

O projeto visou competir com a Harley-Davidson e vendê-la aos departamentos policiais dos Estados Unidos da América, numa ideia conjunta da Ducati e do seu distribuidor no país, Berliner Motor Company. No entanto, de acordo com o Motorrad Online foi abortado devido a problemas de pneus. Atualmente, o único exemplar que ainda existe está no museu da Ducati – tendo sido cedido pelo seu proprietário, Hiroaki Iwashita, aquando da criação do museu em 1996.

RelatedPosts

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

Ducati prepara revolução nas transmissões de motos

Ducati Emotion Tour continua em junho em Portugal

Como contrapartida, o construtor restaurou a moto para ficar na condição original, fazendo a sua estreia em público no Festival de Goodwood de 2002 – naquela que foi, também, a sua única aparição.

O motor V4 90º tem 1.260 centímetros cúbicos, está associado a uma caixa manual de cinco velocidades e é capaz de debitar 100 cv de potência. Tem um som de escape único, graças também aos simples silenciadores Silentium.

A Ducati Apollo, que era capaz de alcançar cerca de 200 km/h, tinha jantes de 16 polegadas, por conta das imposições da polícia americana. O motor V4 acabou por estar à frente do seu tempo, havendo poucos do seu tipo no mercado naquela altura. No entanto, acabou por ser um insucesso.

Porquê? Por um lado, os fabricantes de pneus ainda não tinham produtos desenvolvidos para uma moto tão pesada com um motor tão potente. Por outro lado, Joe Berliner encomendou o projeto à Ducati sem pensar muito no desenvolvimento dos pneus necessários e nas necessidades dos motociclistas, concentrando-se nos requisitos da polícia nos EUA.

Tags: Ducati

Related

Honda EV Outlier Concept segundo Yuya Tsutsumi: Palavras que definem uma nova era elétrica

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Honda EV Outlier Concept segundo Yuya Tsutsumi: Palavras que definem uma nova era elétrica

“O termo ‘outlier’ significa algo que não está limitado por fronteiras”, explica. “Queríamos mostrar que a visão da Honda para as motos elétricas não passa por substituir motores...

Read moreDetails

Ducati celebra o título de Marc Márquez e apresenta a exclusiva Panigale V4 Márquez 2025 World Champion Replica

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Ducati celebra o título de Marc Márquez e apresenta a exclusiva Panigale V4 Márquez 2025 World Champion Replica

A Ducati viveu um dia histórico em Borgo Panigale ao celebrar o título mundial de MotoGP conquistado por Marc Márquez e o conjunto de sucessos desportivos alcançados em...

Read moreDetails

Stark Varg recebe luz verde para competir no Red Bull Erzbergrodeo

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Stark Varg recebe luz verde para competir no Red Bull Erzbergrodeo

A Stark Future alcançou um marco histórico ao garantir a aprovação da sua moto elétrica Varg para competir no Red Bull Erzbergrodeo, uma das provas de hard enduro...

Read moreDetails

Buell Super Cruiser chega aos EUA; Reino Unido também já sabe que irá receber a moto, e em Portugal?

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Buell Super Cruiser chega aos EUA; Reino Unido também já sabe que irá receber a moto, e em Portugal?

A Buell confirmou oficialmente o início das entregas da aguardada Super Cruiser nos Estados Unidos, marcando um momento decisivo para a marca americana após um longo processo de...

Read moreDetails

Voge 900DSX MY2025: como a trail chinesa conquistou a Península Ibérica e se tornou um fenómeno de vendas

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Voge 900DSX MY2025: como a trail chinesa conquistou a Península Ibérica e se tornou um fenómeno de vendas

Num mercado dominado historicamente por marcas japonesas e europeias, poucas motos conseguiram, nos últimos anos, abalar o status quo como a Voge 900DSX. Em 2024 já tinha surpreendido...

Read moreDetails

Benda P51 hybrid boxer: o surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Benda P51 hybrid boxer: o surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

A Benda aproveitou o palco da EICMA, o maior salão de motos do mundo, para mostrar muito mais do que a Dark Flag 950 com motor V4. Entre...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.