A situação da KTM AG é delicada, com avultadas dívidas. No entanto, o programa do MotoGP não está a ser afetado, e Pol Espargaró – piloto de testes – mostra-se tranquilo.
O espanhol afirmou numa entrevista a Nico Abad: ‘Estamos a vivê-lo com uma certa tranquilidade dentro do caos que é suposto haver. Porque há pouco que possamos fazer além de esperar e acreditar no que dizem os diretores do construtores – sr. [Stefan] Pierer, Pit Beirer, Hubert [Trunkenpolz], todos os responsáveis dizem-nos que é uma situação que está a ser resolvida. É óbvio que tem de passar por alguns protocolos, mas que se vai resolver’.
Segundo Espargaró, a promessa de não afetar o departamento de competição está a ser mantida, garantindo que no recente teste em Jerez existiram muitas soluções novas na RC16: ‘Disseram-nos algo que está a ser cumprido, que é não se ir tocar na equipa de competição – que isso é importante, que as corridas vão continuar, que a evolução da moto vai também continuar. E isto posso garantir eu, por isso o Maverick [Viñales] também esteve em Jerez, para ver as evoluções que a KTM trouxe – foram muitas e melhoraram o desempenho da moto’.
O #44 acrescentou: ‘Portanto, a única coisa que nos resta é continuar a acreditar no construtor, na KTM, e continuar a trabalhar. Porque, no fim de contas, o nosso trabalho é estar na moto’.