A KTM faz um balanço positivo do seu recente teste com o motor 850cc na pista de Jerez e revela-se impressionada com os tempos obtidos. O responsável da equipa, Pit Beirer, expressou algum espanto perante os tempos por volta registados pelo motor de 850cc durante a estreia em Jerez na semana passada. Este momento marca um ponto de viragem para a marca austríaca, que antes já havia feito manchetes ao divulgar as primeiras imagens do seu motor de 850cc em ação no dinamómetro.
O teste privado de inverno em Jerez não foi apenas uma ação rotineira; foi uma declaração ousada dos ambiciosos planos da KTM para 2027, especialmente depois de ter atravessado uma tempestade financeira turbulenta no último ano. O teste decorreu sob a orientação especializada dos renomados pilotos Dani Pedrosa e Pol Espargaro, demonstrando o compromisso inabalável da KTM em estar de novo em condição vitoriosa no MotoGP.
Embora os tempos específicos permaneçam confidenciais, Beirer confirmou que os resultados foram nada menos do que “muito respeitáveis.” E acrescentou: “Um ponto muito importante para mim [foi que] ambos os pilotos se divertiram imenso com a 850.” As sensações positivas mantiveram-se ao longo de todo o teste, com fortes indicações de que o conceito futuro do MotoGP poderá traduzir-se em vantagens competitivas para a marca.
Um dos aspetos mais significativos do teste foi a ausência dos dispositivos de controlo de altura, em conformidade com os regulamentos de 2027. Esta circunstância fez com que a equipa se tivesse de focar também da moto de 2026, ao mesmo tempo que avançava com o projeto da 850 com uma unidade completamente independente. “Pilotar sem o dispositivo de controlo de altura funcionou perfeitamente, e todos ficaram surpreendidos com a rapidez com que os rapazes conseguiram tempos por volta muito respeitáveis com a 850,” revelou Beirer, reforçando o sucesso do teste.
À medida que nos aproximamos de uma nova era no MotoGP, a transição para motores de 850cc em 2027 representa a primeira grande mudança de fórmula desde a introdução dos motores de 1000cc em 2012. Para a KTM, isto marca um marco crucial enquanto enfrenta a sua primeira mudança regulamentar desde que entrou no campeonato em 2017, já durante a era dos pneus Michelin e da transição para eletrónica padronizada.
Embora nenhum fabricante tenha ainda assinado oficialmente para o próximo ciclo de regulamentos, é amplamente esperado que isso se torne apenas uma formalidade. Com a KTM na dianteira e a demonstrar a sua força com o novo motor de 850cc, a expectativa pela chegada da temporada de 2027 vai aumentando.












