Se parece que o mundo do motociclismo está constantemente a ser alvo de rumores, é porque provavelmente está. Alguns deles não dão em nada, mas outros acabam por se tornar realidade. Veja-se, por exemplo, todos os rumores sobre a saída de Marc Marquez da Honda, ou sobre o facto de a Ducati estar a desenvolver discretamente uma moto de motocross (e a contratar Tony Cairoli) em segredo.
Agora temos outro. Quando a KTM adquiriu pela primeira vez uma participação de 25,1 % da MV Agusta em 2022, muitas pessoas perguntaram-se quando é que o outro passo seria dado. Afinal, muitos entusiastas de motos têm prestado atenção há tempo suficiente para testemunhar as aquisições da KTM da Husqvarna e da GasGas. Porque é que a MV haveria de ser diferente?
Depois veio o interminável vai-e-vem na imprensa. Pierer Mobility e Stefan Pierer, diretor da KTM, juntamente com Hubert Trunkenpolz, membro do conselho de administração, falaram publicamente sobre o futuro da empresa e as suas visões pareciam incluir a aquisição da MV Agusta. Depois, alguém (qualquer pessoa; aconteceu com várias publicações) entrevistava o CEO da MV Agusta, Timur Sardarov, e este insistia que a KTM não iria adquirir a sua empresa.
A 24 de outubro de 2023, a Pierer Mobility divulgou uma declaração relativa a uma “decisão estratégica da empresa”. O título da declaração é: “Aprofundar a cooperação com a MV Agusta”.
No que diz respeito a declarações relacionadas com negócios, é uma declaração incrivelmente curta. O assunto diz: “A KTM AG e a MV Agusta acordam uma opção de compra de uma participação maioritária.” As palavras estão impressas a negrito.
Após a linha de assunto, há um parágrafo que resume a relação comercial entre a KTM e a MV Agusta até à data. Fala da aquisição pela KTM da participação de 25,1% da MV, da aquisição da cadeia de fornecimento e das compras da MV e também da distribuição da marca Varese através da enorme rede mundial da Pierer Mobility.
Segue-se a frase que os observadores mais atentos provavelmente já estavam à espera. “A opção de compra concedida à KTM AG com base nas demonstrações financeiras anuais de 31 de dezembro de 2025 para adquirir uma participação maioritária na MV Agusta será exercida na primavera de 2026”.
Por outras palavras, a Pierer Mobility diz que a KTM terá uma participação maioritária da MV Agusta na primavera de 2026. É claro que haverá mais notícias sobre o acordo até essa altura.