A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) está a considerar seriamente uma mudança na aerodinâmica das motos para a temporada de 2026. Esta decisão surge na sequência do Teste Oficial de MotoGP realizado há uma semana no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, desencadeando especulação e entusiasmo no seio da comunidade.
As alterações propostas centram-se nos controversos “seat winglets” — os apêndices aerodinâmicos posicionados ao lado do assento do piloto, que fizeram a sua estreia na Aprilia RS-GP. Seguindo o exemplo da Aprilia, também a Honda passou a integrar estas pequenas asas nas suas motos. Contudo, os ventos de mudança poderão em breve varrê-los da grelha, já que a FIM pretende bani-los a partir da primeira corrida da temporada.
Ao que parece, as exibições impressionantes de Marco Bezzecchi aos comandos da Aprilia no final da temporada, levantou a questão: estará esta melhoria em desempenho e estabilidade ligado às vantagens aerodinâmicas proporcionadas pelos winglets? A FIM passa agora a priorizar a segurança, após testemunhar vários incidentes em que os winglets traseiros foram danificados devido a toques e ultrapassagens apertadas — criando potenciais riscos para os pilotos.
De acordo com uma análise detalhada publicada recentemente por um conhecido meio desportivo, os regulamentos técnicos propostos para 2026 estipulam que a estrutura da moto entre 800 mm e 500 mm à frente do pneu traseiro não pode exceder uma área cónica específica quando vista de cima, com exceções apenas para os poisa-pés e coberturas do escape. Esta minúcia demonstra o início de uma nova era no design das motos, com implicações profundas para equipas e fabricantes.
À medida que as equipas se preparam para estas mudanças durante a pausa de inverno, enfrentam um calendário apertado para adaptar as suas máquinas antes do próximo Teste Oficial. Para agravar a situação, este anúncio surge numa fase em que todos os fabricantes já finalizaram os modelos para 2026, deixando pouca margem para alterações. Se a decisão tivesse sido tomada no Teste de Misano, haveria tempo suficiente para experimentar e ajustar os designs.
Olhando para diante, a transformação mais significativa está prevista para 2027, quando as motos de MotoGP serão totalmente redesenhadas para responder aos novos regulamentos. No entanto, se a FIM avançar com esta mudança aerodinâmica já para 2026, os fabricantes serão obrigados a alocar recursos adicionais para reformulações — podendo comprometer planos financeiros cuidadosamente estruturados.
A decisão não está tomada, mas deverá acontecer. Irá a Aprilia perder parte da vantagem conquistada na segunda metade do campeonato?














