• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 27, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

A época de 2023 para Aleix Espargaró: Duas vitórias, mas expectativas por alcançar

by Redação
Dezembro 18, 2023
in Desporto
0
A época de 2023 para Aleix Espargaró: Duas vitórias, mas expectativas por alcançar

Fonte:© Lukasz Swiderek / PSP

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Depois do salto competitivo que a Aprilia deu no ano passado, a fasquia estava alta para 2023, com o objetivo de ficar ainda mais perto do título de MotoGP. No entanto, ao contrário do que aconteceu em 2022, Aleix Espargaró nunca entrou verdadeiramente nessa disputa e terminou o campeonato apenas em sexto.

Se o colega Maverick Viñales começou com um pódio, o mais veterano dos espanhóis teve um início atribulado: nas três primeiras rondas não conseguiu qualquer top cinco em corridas principais, atrasando-se desde logo na luta por objetivos importantes no Mundial. Apesar da pole position no GP de Espanha, teria de esperar ainda mais pelo primeiro pódio, que surgiu apenas no GP dos Países Baixos antes da pausa de verão.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

O início da segunda parte da época foi promissor para Espargaró. Em Silverstone, uma das suas pistas favoritas, alcançou o primeiro triunfo do ano. Um resultado que abria boas perspetivas para o que restava da época. Na altura, o #41 comentou que depois das expectativas muito altas cometeu muitos erros e não obteve os resultados que a velocidade permitiria:

– É uma boa sensação. Estou muito contente por estar de volta ao topo. Talvez no começo da época a expectativa fosse demasiado alta em mim, na equipa, por isso cometi demasiados erros. […]. Perdi muitos pontos. Tive uma boa velocidade […], estive muito perto do Pecco [Bagnaia], a liderar, mas não importa: tens de ser veloz no domingo. Por um ou outro motivo não fui capaz de realmente corresponder a minha velocidade com resultados.

Sem grande surpresa tendo em conta as características da Aprilia, o GP da Áustria terminou com um modesto nono lugar para Espargaró, que reagiu com um domínio notável para a vitória no GP da Catalunha numa dobradinha do construtor de Noale. Um resultado do qual falou assim em conferência de imprensa: ‘Estou muito contente pela Aprilia. Penso que é um momento muito histórico. Estou muito orgulhoso da Aprilia, porque viemos de muito, muito longe. E a Aprilia tem de estar muito orgulhosa de mim e do Maverick, porque juntos fizemos um trabalho fantástico e histórico’.

Duas vitórias em três rondas após o interregno de verão. Estaria Espargaró a caminho de uma improvável recuperação para se imiscuir na luta pelo título? O tempo deu uma resposta negativa: daí em diante, os resultados quebraram, existiram alguns problemas – abandonou em três ocasiões – e só conseguiu mais um top cinco. Deste modo, acabou mesmo por perder o top cinco no campeonato, sendo ultrapassado por Johann Zarco (Prima Pramac/Ducati) na Malásia.

Mais uma vez, Espargaró deu sinais de uma Aprilia competitiva, mas faltou consistência de rendimento em vários momentos da época. Também parece não ter tido a melhor adaptação possível às corridas Sprint: fora a vitória na de Barcelona, só por quatro vezes terminou entre os cinco primeiros. Fica a sensação que há potencial para mais, e em 2024 o piloto poderá tentar de novo comprová-lo naquela que pode ser a sua última época da carreira.

Época de 2023 de Aleix Espargaró:

GP de Portugal: 6.º Sprint/9.º GP – 7.º no campeonato
GP da Argentina: Abandono Sprint/15.º GP – 13.º no campeonato
GP das Américas: 4.º Sprint/Abandono GP – 13.º no campeonato
GP de Espanha: Abandono Sprint/5.º GP – 13.º no campeonato
GP de França: 8.º Sprint/5.º GP – 11.º no campeonato
GP de Itália: 8.º Sprint/6.º GP – 9.º no campeonato
GP da Alemanha: 9.º Sprint/16.º GP – 9.º no campeonato
GP dos Países Baixos: 4.º Sprint/3.º GP – 8.º no campeonato
GP da Grã-Bretanha: 5.º Sprint/1.º GP – 6.º no campeonato
GP da Áustria: 7.º Sprint/9.º GP – 7.º no campeonato
GP da Catalunha: 1.º Sprint/1.º GP – 5.º no campeonato
GP de San Marino: 8.º Sprint/12.º GP – 5.º no campeonato
GP da Índia: Abandono na Sprint e no GP – 5.º no campeonato
GP do Japão: Abandono Sprint/5.º GP – 5.º no campeonato
GP da Indonésia: Abandono Sprint/10.º GP – 5.º no campeonato
GP da Austrália: 8.º GP (não houve corrida Sprint) – 6.º no campeonato
GP da Tailândia: 5.º Sprint/8.º GP – 5.º no campeonato
GP da Malásia: 12.º Sprint/Abandono GP – 6.º no campeonato
GP do Qatar: Abandono na Sprint e no GP – 6.º no campeonato
GP de Valência: 13.º Sprint/8.º GP – 6.º no campeonato

Tags: 2023Aprilia RacingDesportoMotoGPNoticias

Related

Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

Sem lugar no mundial Moto2 no final da temporada 2025 o sul-africano Darryn Binder, irmão de Brad Binder, vai competir em 2026 no campeonato norte-americano de velocidade, o...

Read moreDetails

Brivio defende duas qualificações para o MotoGP

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Brivio defende duas qualificações para o MotoGP

Com títulos conquistados na Yamaha com Valentino Rossi e Suzuki com Joan Mir o actual líder da Trackhouse Davide Brivio defende que o MotoGP deveria adoptar um novo...

Read moreDetails

Calendários Enduro 2026 da FMP

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Calendários Enduro 2026 da FMP

Já se encontram definidos os calendários 2026 para os Campeonatos Nacionais de Enduro, Mini Enduro, Enduro Sprint e Super Enduro. Como habitualmente, o primeiro a arrancar é o...

Read moreDetails

Marc Márquez alerta para um mercado de pilotos caótico ao longo da temporada de MotoGP de 2026

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Marc Márquez alerta para um mercado de pilotos caótico ao longo da temporada de MotoGP de 2026

Marc Márquez incendiou a discussão em torno da temporada de MotoGP de 2026, deixando antever um cenário empolgante que vai muito além da pista. Enquanto as batalhas intensas...

Read moreDetails

Dakar Future Mission 1000: o ano das motos

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Dakar Future Mission 1000: o ano das motos

O desafio Dakar Future Mission 1000, criado em conjunto com a edição de 2024, oferece a todos os preparadores e fabricantes que pretendam experimentar tecnologias inovadoras em termos...

Read moreDetails

Tiago Silva define futuro do ACTIB em Águeda e no mundo

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Tiago Silva define futuro do ACTIB em Águeda e no mundo

O Águeda Action Club - ACTIB realizou eleições no passado dia 12 de dezembro, reconduzindo Tiago dos Santos Silva na presidência da Direção para um novo mandato de dois anos. A eleição...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.