• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Desporto

A época de 2023 de Miguel Oliveira: Muito azar e falta de sorte num ano árduo

by Redação
Dezembro 27, 2023
in Destaque Desporto
0
A época de 2023 de Miguel Oliveira: Muito azar e falta de sorte num ano árduo

Fonte:CryptoDATA RNF MotoGP Team

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Miguel Oliveira fez este ano uma das suas temporadas mais modestas desde que chegou ao MotoGP em 2019. Acabou o campeonato em 16.º, não subiu aos pódios como aconteceu consistentemente pelo menos uma vez por época desde 2020 e somou 76 pontos.

A mudança da KTM para a CryptoDATA RNF MotoGP Team marcou um novo capítulo da carreira do #88 – agora aos comandos de uma Aprilia. A expectativa era muita, depois da competitividade da RS-GP em 2022. O ano começou com uma encorajadora prestação na corrida Sprint do GP de Portugal, mas na corrida principal foi abalroado por Marc Márquez (Repsol Honda). O espanhol foi penalizado e reconheceu as culpas, mas Oliveira lesionou-se numa perna e teve de falhar o GP da Argentina.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

O regresso aconteceu em Austin com um encorajador quinto posto – resultado que repetiu na corrida Sprint do GP de Espanha. No entanto, na corrida principal de Jerez, nova contrariedade. Oliveira foi colhido por Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) e deslocou um ombro, tendo de ficar novamente ausente no GP de França.

Em Itália, Oliveira registou novo abandono, antes de um top dez na Alemanha e de não concluir a corrida principal de Assen. Em Silverstone, o regresso após a pausa de verão teve um encorajador quarto lugar após uma recuperação impressionante. ‘É claro que quando acabas assim tão perto do pódio e estando em terceiro algumas vezes na parte final da corrida, é uma pena’, admitiu o almadense num comunicado de imprensa depois da corrida.

A spectacular recovery from the 5th row of the grid to fighting for podium places! 👊

Enjoy @_moliveira88's outstanding charge thanks to @EG00 👌#BritishGP 🇬🇧 pic.twitter.com/6BQzwFefq0

— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 10, 2023

No entanto, a inconsistência continuou e não chegou ao fim da corrida principal da Áustria. Já na Catalunha, numa ronda em que a Aprilia se mostrou muito forte, Oliveira não desperdiçou a oportunidade: ficou em quinto lugar depois de arrancar de terceiro na sua melhor qualificação do ano.

Deu início à sua melhor sequência da época – única em que pontuou por três vezes consecutivas para entrar no périplo asiático no 13.º lugar – melhor posição que ocupou no campeonato. Seguiu-se o GP do Japão. O piloto de Almada estava na luta pelo pódio numa corrida à chuva, quando teve de entrar nas boxes devido a um problema com o capacete. Isto aconteceu mesmo antes de uma bandeira vermelha, e em vez de ficar no top cinco que ocupava, acabou no 18.º posto: foi considerado classificado, mas na posição para a qual caiu antes da neutralização.

As rondas da Indonésia e da Austrália foram as últimas em que pontuou: abandonou os GP da Tailândia e da Malásia, antes de não poder alinhar na corrida principal do Qatar. Um acidente com Aleix Espargaró (Aprilia) na corrida Sprint de Losail valeu-lhe uma lesão complicada num ombro e o fim de época antecipado.
Na altura, Oliveira falou nas redes sociais acerca do ocorrido: ‘Em primeiro lugar quero pedir desculpa ao Aleix Espargaró por ter acabado com a sua corrida. Em segundo, dizer que termina por aqui o meu fim de semana com uma fratura na escápula direita. Em terceiro, quero agradecer a quem tem estado comigo nestes tempos. Sinto-me encorajado e com vontade de continuar a construir o meu sonho aqui com toda a minha equipa’.

Em muitas ocasiões, como nos incidentes de Portugal, Espanha e Qatar ou na situação do GP do Japão, a sorte não acompanhou Oliveira – podendo mesmo dizer-se que foi afetado pelo azar. O português revelou também dificuldades para ser competitivo em qualificação, o que num pelotão tão equilibrado como o atual pode fazer toda a diferença no resultado final. A RNF passava também dificuldades e a própria moto – congelada na especificação de 2022 – teve uma quebra de competitividade relativamente à concorrência na segunda parte da temporada. Foi um ano adverso para o piloto português, que terá lições a tirar e aplicar agora no novo capítulo que será a Trackhouse Racing em 2024.

A época de 2023 de Miguel Oliveira:

GP de Portugal: 7.º Sprint/Abandono no GP – 16.º no campeonato
GP da Argentina: Não participou devido a lesão – 19.º no campeonato
GP das Américas: 8.º Sprint/5.º GP – 14.º no campeonato
GP de Espanha: 5.º Sprint/Abandono no GP – 14.º no campeonato
GP de França: Não participou devido a lesão – 16.º no campeonato
GP de Itália: 12.º Sprint/Abandono no GP – 17.º no campeonato
GP da Alemanha: 16.º Sprint/10.º GP – 16.º no campeonato
GP dos Países Baixos: 19.º Sprint/Abandono no GP – 17.º no campeonato
GP da Grã-Bretanha: 10.º Sprint/4.º GP – 15.º no campeonato
GP da Áustria: Abandono na Sprint e no GP – 15.º no campeonato
GP da Catalunha: 6.º Sprint/5.º GP – 14.º no campeonato
GP de San Marino: 12.º Sprint/6.º GP – 13.º no campeonato
GP da Índia: 12.º Sprint/12.º GP – 13.º no campeonato
GP do Japão: 14.º Sprint/18.º GP – 13.º no campeonato
GP da Indonésia: 10.º Sprint/12.º GP – 13.º no campeonato
GP da Austrália: 13.º GP (não houve Sprint) – 14.º no campeonato
GP da Tailândia: 17.º Sprint/Abandono no GP – 15.º no campeonato
GP da Malásia: 18.º Sprint/Abandono no GP – 16.º no campeonato
GP do Qatar: Abandono na corrida Sprint/Não participou na corrida de GP – 16.º no campeonato
GP de Valência: Não participou devido a lesão – 16.º no campeonato

Tags: 2023Aprilia RacingDesportoMiguel OliveiraMotoGPNoticiasRNF Aprilia

Related

Autódromo do Algarve forma dezenas de novos comissários de pista

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Autódromo do Algarve forma dezenas de novos comissários de pista

O Autódromo Internacional do Algarve, através do AIA Motor Clube, realizou este sábado uma ação de formação destinada a novos comissários e outros no ativo. Palco das provas...

Read moreDetails

Barcelos acolheu arranque do Nacional de Trial com triunfo de Diogo Vieira

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Barcelos acolheu arranque do Nacional de Trial com triunfo de Diogo Vieira

O Campeonato Nacional de Trial arrancou estre fim de semana em Barcelos, mais concretamente em Oliveira junto do Santuário de Nossa Senhora do Facho – com corridas interessantes...

Read moreDetails

António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

António Maio ganhou este fim de semana o XXXVII TH Clothes Raid Ferraria na classe Trail, a bordo da Yamaha Ténéré 700 neste seu novo projeto com a...

Read moreDetails

Emoções fortes no arranque do Nacional de Flat Track em Chaves

by Bernhard Cousin
Maio 21, 2025
0
Emoções fortes no arranque do Nacional de Flat Track em Chaves

Chaves serviu de palco ao arranque da nova época do Campeonato Nacional de Flat Track – na oval do estádio da Associação Desportiva Flaviense no passado dia 17...

Read moreDetails

Poderá o futuro de Jonathan Rea passar por uma Ducati no WSBK?

by Redação
Maio 21, 2025
0
Poderá o futuro de Jonathan Rea passar por uma Ducati no WSBK?

© photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

Pirelli no MotoGP… e Michelin no WSBK em 2027

by Redação
Maio 21, 2025
0
Pirelli no MotoGP… e Michelin no WSBK em 2027

PhotoPSP.com

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.