• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 27, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

A época de 2023 de Maverick Viñales: Início prometeu, mas ano foi inconstante

by Redação
Dezembro 19, 2023
in Desporto
0
A época de 2023 de Maverick Viñales: Início prometeu, mas ano foi inconstante

Fonte:© Lukasz Swiderek / PSP

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Na sua segunda temporada completa com a Aprilia, Maverick Viñales apresentou melhorias significativas. No entanto, tal como à equipa no geral, faltou-lhe alguma consistência, terminando no sétimo posto.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

O ano começou em grande para o espanhol, que no GP de Portugal acabou em segundo. Foi o seu quarto pódio com a Aprilia, deixando antever uma época de sucesso. Um resultado e um desempenho que deixaram Viñales encorajado, como afirmou em conferênca de imprensa na altura: ‘A nova moto está a funcionar bem, é mais adequada ao meu estilo de pilotagem – sabíamos disto desde o começo. O importante é não pararmos aqui. […]. Sabemos que temos potencial, mas não nos podemos esquecer que a Ducati é a vencedora. Por isso, precisamos de os tentar apanhar’.

Porém, o #12 não conseguiu manter a toada: fora o quarto lugar nas Américas, só voltaria a estar entre os cinco primeiros na Grã-Bretanha já na segunda parte da época, somando quatro abandonos pelo meio. E, até ao fim da temporada, só mais quatro vezes somou top cinco – incluindo dois segundos lugares.

O pior momento foi após o GP dos Países Baixos, quando estava em 12.º no campeonato. Recuperou daí em diante, chegou a estar em sexto e na luta pelo top cinco, mas uma fase final menos boa relegou-o a sétimo.

Uma quebra de competitividade que custou caro a Viñales, que acabou por perder as possibilidades de lutar pelos lugares cimeiros do campeonato. Certo é que até existiram melhorias face a 2022: ficou quatro posições acima e somou mais pontos, mesmo contando apenas com as corridas principais.

O ponto alto de Viñales, assim como a Aprilia, foi sem sombra de dúvida o GP da Catalunha. A competir em casa ficou no segundo lugar com volta mais rápida, ajudando o construtor a ter a primeira dobradinha de sempre ao ficar apenas atrás do colega Aleix Espargaró. Um resultado que, na altura, Viñales comentou desta forma:

– Sinto-me realizado. Essa é uma sensação fantástica. Claro que queria muito ganhar, mas no final o Aleix teve um pouco mais do que mim. Mas, exceto isso, honestamente temos de estar muito contentes e muito orgulhosos com a forma como estamos a pilotar a moto. Senti-me tão fantástico quando estava a liderar a corrida. Senti que esse era o meu momento. E quando eu liderei a corrida senti algo inacreditável, porque há muito tempo não liderava uma corrida.

A bike swap, hugs and tears of joy 🤩

Amazing scenes from Barcelona as @AleixEspargaro and Maverick celebrated Aprilia's first 1-2! 🙌#CatalanGP 🏁 pic.twitter.com/eThXizwsG4

— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 3, 2023

Depois de uma fase inconstante, com alguma falta de competitividade e também problemas técnicos, o ano terminou com uma pole position em Valência. Apesar de a Aprilia não ter progredido tanto como desejaria em 2023, faltando algo para entrar na luta pelo título, as melhorias são notórias. O mesmo acontece com Viñales que, mais adaptado à RS-GP, teve melhores prestações e ficou a apenas dois pontos do colega Aleix Espargaró. Será 2024 o ano em que regressa à disputa das posições de topo?

A época de 2023 de Maverick Viñales:

GP de Portugal: 5.º Sprint/2.º GP – 2.º no campeonato
GP da Argentina 7.º Sprint/12.º GP – 5.º no campeonato
GP das Américas: 10.º Sprint/4.º GP – 4.º no campeonato
GP de Espanha: 7.º Sprint/Abandono GP – 5.º no campeonato
GP de França: 9.º Sprint/Abandono GP – 7.º no campeonato
GP de Itália: 13.º Sprint/12.º GP – 10.º no campeonato
GP da Alemanha: Abandono na Sprint e no GP – 10.º no campeonato
GP dos Países Baixos: 7.º Sprint/Abandono GP – 12.º no campeonato
GP da Grã-Bretanha: 3.º Sprint/5.º GP – 10.º no campeonato
GP da Áustria: 8.º Sprint/6.º GP – 10.º no campeonato
GP da Catalunha: 3.º Sprint/2.º GP – 8.º no campeonato
GP de San Marino: 6.º Sprint/5.º GP – 8.º no campeonato
GP da Índia: 8.º Sprint/8.º GP – 7.º no campeonato
GP do Japão: 9.º Sprint/19.º GP – 7.º no campeonato
GP da Indonésia: 4.º Sprint/2.º GP – 6.º no campeonato
GP da Austrália: 11.º GP (não houve corrida Sprint) – 7.º no campeonato
GP da Tailândia: 18.º Sprint/Abandono GP – 7.º no campeonato
GP da Malásia: 10.º Sprint/11.º GP – 7.º no campeonato
GP do Qatar: 6.º Sprint/4.º GP – 8.º no campeonato
GP de Valência: 4.º Sprint/10.º GP – 7.º no campeonato

Tags: 2023Aprilia RacingDesportoMotoGPNoticias

Related

Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

Sem lugar no mundial Moto2 no final da temporada 2025 o sul-africano Darryn Binder, irmão de Brad Binder, vai competir em 2026 no campeonato norte-americano de velocidade, o...

Read moreDetails

Brivio defende duas qualificações para o MotoGP

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Brivio defende duas qualificações para o MotoGP

Com títulos conquistados na Yamaha com Valentino Rossi e Suzuki com Joan Mir o actual líder da Trackhouse Davide Brivio defende que o MotoGP deveria adoptar um novo...

Read moreDetails

Calendários Enduro 2026 da FMP

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Calendários Enduro 2026 da FMP

Já se encontram definidos os calendários 2026 para os Campeonatos Nacionais de Enduro, Mini Enduro, Enduro Sprint e Super Enduro. Como habitualmente, o primeiro a arrancar é o...

Read moreDetails

Marc Márquez alerta para um mercado de pilotos caótico ao longo da temporada de MotoGP de 2026

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Marc Márquez alerta para um mercado de pilotos caótico ao longo da temporada de MotoGP de 2026

Marc Márquez incendiou a discussão em torno da temporada de MotoGP de 2026, deixando antever um cenário empolgante que vai muito além da pista. Enquanto as batalhas intensas...

Read moreDetails

Dakar Future Mission 1000: o ano das motos

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Dakar Future Mission 1000: o ano das motos

O desafio Dakar Future Mission 1000, criado em conjunto com a edição de 2024, oferece a todos os preparadores e fabricantes que pretendam experimentar tecnologias inovadoras em termos...

Read moreDetails

Tiago Silva define futuro do ACTIB em Águeda e no mundo

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Tiago Silva define futuro do ACTIB em Águeda e no mundo

O Águeda Action Club - ACTIB realizou eleições no passado dia 12 de dezembro, reconduzindo Tiago dos Santos Silva na presidência da Direção para um novo mandato de dois anos. A eleição...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.