• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Terça-feira, Dezembro 16, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

A época de 2023 de Marc Márquez: A despedida foi a única saída

by Redação
Dezembro 26, 2023
in Desporto
0
A época de 2023 de Marc Márquez: A despedida foi a única saída

Fonte:Repsol Media

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O ano de 2023 ficará para sempre marcado como aquele em que Marc Márquez colocou um ponto final a uma década na Repsol Honda. E há motivos para tal: foi a sua pior temporada de sempre, incapaz de fazer «milagres» com uma RC213V que foi das motos menos competitivas do pelotão.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

O início da época escreve-se com o GP de Portugal, que até começou de forma encorajadora: o espanhol fez a pole position e foi terceiro na corrida Sprint. No entanto, tudo mudou para pior na corrida principal, onde desencadeou um aparatoso acidente com Miguel Oliveira (CryptoDATA RNF MotoGP Team/Aprilia).

Resultado? Lesão na mão direita e uma penalização de dupla Long Lap na Argentina. Uma admoestação que acabou por não ser cumprida por não ter disputado a prova de Termas de Río Hondo, o que desencadeou uma polémica sobre a interpretação: deveria ser penalizado no GP da Argentina ou no GP seguinte que disputasse?

Seja como for, na altura Márquez não teve problemas em reconhecer a culpa pelo incidente: ‘Cometi um grande erro na curva quatro, na primeira parte, e isto criou tudo. […]. Fui penalizado por isto e mereci’.

A lesão afastou o espanhol até ao GP de França, no qual estava a lutar pelo pódio quando sofreu uma queda a menos de duas voltas do fim. Novo abandono a lutar pelo pódio em Itália.

A difficult one to understand 🤷 @marcmarquez93 was hoping for a podium in Mugello but it ended in the gravel 💥#SeasonRecap | #ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/UXiWPcFLIk

— MotoGP™🏁 (@MotoGP) December 22, 2023

Já na Alemanha, Márquez sofreu um incidente com Johann Zarco (Prima Pramac/Ducati) no segundo treino causou nova lesão que o afastou do resto dessa ronda e do GP dos Países Baixos.

A situação era preocupante: no fim da primeira parte da época, Márquez ainda não tinha concluído nenhuma corrida principal, e a situação continuou no GP da Grã-Bretanha. No entanto, daí para a frente houve uma mudança de abordagem.

O hexacampeão de MotoGP passou a não arriscar tanto, focando-se em acumular quilómetros e a tentar desenvolver a moto na medida do possível. Só não concluiu mais duas corridas principais e a «cereja no topo do bolo» foi o terceiro lugar no GP do Japão, em casa da Honda.

Um resultado emotivo em condições árduas impostas pela chuva, que Márquez comentou assim em conferência de imprensa: ‘Claro que foi um pódio importante. Estivemos à procura dele toda a época, chegou muito tarde, mas chegou no circuito caseiro da Honda num dia em que tirei proveito da situação, das condições meteorológicas’.

PODIO!!! P.3 🏁Carrera difícil por la lluvia, ¡pero primer podio del año! 💪🏼

PODIUM!!! P.3 ✌🏻🇯🇵Difficult race due to the rain but… first podium of the year!!!#MM93 #MotoGP #JapaneseGP pic.twitter.com/kec7z8u3ND

— Marc Márquez (@marcmarquez93) October 1, 2023

Nessa altura, já estava confirmada a saída de Márquez, que foi anunciada a meio de outubro – rumando à equipa satélite Gresini no próximo ano. Até ao fim, o #93 ainda conseguiu um terceiro lugar na corrida Sprint do GP de Valência – abandonou a corrida principal na sequência de um toque de Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati), numa despedida inglória da Honda.

Na hora de «dizer adeus», Márquez falou desta saída do construtor: ‘Digo, e talvez outros construtores não gostem de ouvir, mas esta será a equipa da minha vida, da minha carreira. Conquistei seis títulos mundiais e várias vitórias, não irei alcançar estes números com outro construtor. A Honda será sempre a equipa mais especial no meu coração’.

Pela frente, Márquez tem a Gresini, onde irá pilotar uma Ducati Desmosedici GP23. Apesar de ser cauteloso e não apontar ao título, o seu objetivo natural é o de mostrar que continua a ser capaz de lutar no topo com o material certo. Se o conseguirá? As respostas serão dadas a partir de março.

A época de 2023 de Marc Márquez:

GP de Portugal: 3.º Sprint/Abandono GP – 11.º no campeonato
GP da Argentina: Ausente devido a lesão – 16.º no campeonato
GP das Américas: Ausente devido a lesão – 18.º no campeonato
GP de Espanha: Ausente devido a lesão – 19.º no campeonato
GP de França: 5.º Sprint/Abandono GP – 19.º no campeonato
GP de Itália: 7.º Sprint/Abandono GP – 18.º no campeonato
GP da Alemanha: Não disputou as corridas – 19.º no campeonato
GP dos Países Baixos: Não disputou as corridas – 19.º no campeonato
GP da Grã-Bretanha: 18.º Sprint/Abandono GP – 19.º no campeonato
GP da Áustria: 10.º Sprint/12.º GP – 19.º no campeonato
GP da Catalunha: 11.º Sprint/13.º GP – 19.º no campeonato
GP de San Marino: 10.º Sprint/7.º GP – 19.º no campeonato
GP da Índia: 3.º Sprint/9.º GP – 16.º no campeonato
GP do Japão: 7.º Sprint/3.º GP – 15.º no campeonato
GP da Indonésia: Abandono na Sprint e no GP – 16.º no campeonato
GP da Austrália: 15.º GP (não houve Sprint) – 16.º no campeonato
GP da Tailândia: 4.º Sprint/6.º GP – 14.º no campeonato
GP da Malásia: 21.º Sprint/13.º GP – 14.º no campeonato
GP do Qatar: 11.º Sprint/11.º GP – 14.º no campeonato
GP de Valência: 3.º Sprint/Abandono GP – 14.º no campeonato

Tags: 2023DesportoMotoGPNoticias

Related

Revolução na Ducati a caminho?

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Revolução na Ducati a caminho?

Com o ano de 2027 ainda longe no horizonte do mundial MotoGP, são vários os rumores que começam a circular quanto a uma revolução que poderá chegar à...

Read moreDetails

Honda prepara 2027 em Sepang

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Honda prepara 2027 em Sepang

O circuito malaio de Sepang será o primeiro a ver em acção a primeira versão (protótipo) da arma que a Honda vai levar para o mundial MotoGP em...

Read moreDetails

Marc Márquez intensifica o treino com mountain bike a preparar o regresso

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
Marc Márquez intensifica o treino com mountain bike a preparar o regresso

Marc Márquez dá mais um passo para o regresso com treino intenso de mountain bike! Marc Márquez regressou oficialmente a um regime de treino exigente, desta vez sobre...

Read moreDetails

Aprilia já desenvolve motor 850cc

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
Aprilia já desenvolve motor 850cc

Depois da KTM ter revelado as primeiras imagens de teste dinâmico com a RC16 com motor 850cc em Jerez de La Frontera, a Aprilia anunciou igualmente através de...

Read moreDetails

Estará o GP da Austrália em Phillip Island em risco?

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
Estará o GP da Austrália em Phillip Island em risco?

Conhecido como uma dos mais espectaculares traçados do campeonato e que proporciona sempre excelente corridas, o circuito australiano de Phillip Island poderá estar em risco quanto à sua...

Read moreDetails

O teste de Miguel Oliveira com a BMW pode ter sido transformador

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
O teste de Miguel Oliveira com a BMW pode ter sido transformador

À primeira vista, Miguel Oliveira terminar em oitavo numa tabela de tempos de testes em Jerez não deveria fazer ninguém parar para pensar. Os testes de inverno estão...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.