• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Terça-feira, Dezembro 16, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

A época de 2023 de Jack Miller: Estreia desafiante na KTM

by Redação
Dezembro 22, 2023
in Desporto
0
A época de 2023 de Jack Miller: Estreia desafiante na KTM

Fonte:© Rob Gray/Polarity Photo

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Depois de cinco anos com a Ducati, Jack Miller arriscou no projeto da Red Bull KTM para a época de 2023 do MotoGP. Ao invés de ter a moto mais competitiva do pelotão, teve uma RC16 ainda em fase de crescimento, e que teve naturalmente de conhecer e de se adaptar. Contas finais feitas, ficou em 11.º no campeonato.

RelatedPosts

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

KTM está de volta e celebra nova fase da vida, em vídeo

Bajaj oficializada como principal investidora no salvamento da KTM AG

A temporada começou com o GP de Portugal, em que o australiano lutou pelo pódio da corrida Sprint (foi quarto) e terminou a corrida principal em sétimo. Um início promissor, tendo em conta a pouca quilometragem com a moto. O progredir da temporada viria a mostrar que seria essa a zona habitual da classificação para Miller.

O começo da fase europeia do calendário foi coroado com o primeiro pódio com a KTM, ao ficar em terceiro no GP de Espanha. Foi o ponto alto do ano a todos os níveis, incluindo da classificação geral onde esteve em quarto lugar. Miller referiu na altura que tinha finalmente conseguido compor tudo num GP: ‘A moto tem sido fenomenal todo o ano. Tivemos bom ritmo e tudo assim, mas como que nos faltou um pouco aqui, ou faltou-nos isto, por isso podíamos ter feito melhor. E foi bom este fim de semana ter tudo polido e fazer tudo bem’.

Ao pódio em Jerez seguiu-se o segundo abandono da época numa corrida principal. De facto, apenas num momento Miller conseguiu pontuar em mais do que três corridas principais consecutivas, entre os GP da Índia e da Austrália. No entanto, entre as corridas que terminou, foi presença regular entre os dez primeiros: só não cortou a meta nessa zona da classificação três vezes aos domingos.

Apesar de ser um piloto de potencial inquestionável, os desafios da adaptação à KTM e consequentes resultados desportivos aquém do potencial previamente demonstrado não deixaram de valer rumores sobre o futuro de Miller. Mesmo tendo contrato válido, especulou-se em particular durante o verão que poderia perder a vaga para dar lugar a Pedro Acosta – eventualmente sendo despromovido à GasGas Tech3. Tal não aconteceu, mas também parece não ter destabilizado o #43.

A adaptação às corridas Sprint parece ter sido relativamente simples para Miller, qeu lutou várias vezes pelos pontos aos sábados e teve dois terceiros lugares como melhores resultados: só em oito de 19 provas terminou fora dos lugares pontuáveis nas provas curtas de sábado.

Mantendo-se na luta pelo fim do top dez do campeonato até à última ronda, o abandono quando liderava o GP de Valência atirou Miller para a 11.ª posição final. Terminado o ano, o australiano mostrou-se satisfeito com a campanha: ‘Sinto que todos os anos tenho melhorado cada vez mais. E se olharem para os resultados no papel este ano é provavelmente o pior em algum tempo. Mas tivemos muitas mudanças, tivemos muitas dificuldades esta época. Mas também ultrapassámos muitas coisas. Muitas pessoas diziam há 12 meses que estaria fora do emprego nesta altura deste ano. Estou contente por mostrar que estavam erradas, estou contente por mostrar que a KTM na verdade é uma moto muito procurada agora’.

Brad Binder mostrou que a KTM é uma moto capaz de lutar por resultados bem mais fortes, tendo acabado o Mundial em quarto. Miller terá de fazer melhorias consideráveis e estar num patamar mais perto do topo em 2024, até porque não se pode descuidar com o seu lugar quando há a ameaça de o perder para o promissor rookie Pedro Acosta.

A época de 2023 de Jack Miller:

GP de Portugal: 4.º Sprint/7.º GP – 5.º no campeonato
GP da Argentina: 10.º Sprint/6.º GP – 6.º no campeonato
GP das Américas: 9.º Sprint/Abandono no GP – 12.º no campeonato
GP de Espanha: 3.º Sprint/3.º GP – 4.º no campeonato
GP de França: Abandono na Sprint e no GP – 8.º no campeonato
GP de Itália: 6.º Sprint/7.º GP – 7.º no campeonato
GP da Alemanha: 3.º Sprint/6.º GP – 7.º no campeonato
GP dos Países Baixos: 11.º Sprint/Abandono no GP – 7.º no campeonato
GP da Grã-Bretanha: 7.º Sprint/8.º GP – 8.º no campeonato
GP da Áustria: 5.º Sprint/15.º GP – 8.º no campeonato
GP da Catalunha: 16.º Sprint/8.º GP – 9.º no campeonato
GP de San Marino: 15.º Sprint/Abandono no GP – 10.º no campeonato
GP da Índia: 7.º Sprint/14.º GP – 9.º no campeonato
GP do Japão: 4.º Sprint/6.º GP – 9.º no campeonato
GP da Indonésia: 9.º Sprint/7.º GP – 9.º no campeonato
GP da Austrália: 7.º GP (não houve Sprint) – 9.º no campeonato
GP da Tailândia: 10.º Sprint/16.º GP – 10.º no campeonato
GP da Malásia: 6.º Sprint/8.º GP – 10.º no campeonato
GP do Qatar: 12.º Sprint/9.º GP – 11.º no campeonato
GP de Valência: 12.º Sprint/Abandono no GP – 11.º no campeonato

Tags: 2023DesportoKTMMotoGPNoticias

Related

Gala dos Campeões FMP 2025

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Gala dos Campeões FMP 2025

O Casino do Estoril foi mais uma vez o palco escolhido pela FMP para homenagear os Campeões Nacionais de Motociclismo 2025 na sua habitual gala. Na mesma ocasião...

Read moreDetails

Honda HRC e Martim Ventura a postos para atacar 2026

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Honda HRC e Martim Ventura a postos para atacar 2026

Monster Energy Honda HRC Rally & Rally2

Read moreDetails

Revolução na Ducati a caminho?

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Revolução na Ducati a caminho?

Com o ano de 2027 ainda longe no horizonte do mundial MotoGP, são vários os rumores que começam a circular quanto a uma revolução que poderá chegar à...

Read moreDetails

Honda prepara 2027 em Sepang

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Honda prepara 2027 em Sepang

O circuito malaio de Sepang será o primeiro a ver em acção a primeira versão (protótipo) da arma que a Honda vai levar para o mundial MotoGP em...

Read moreDetails

Marc Márquez intensifica o treino com mountain bike a preparar o regresso

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
Marc Márquez intensifica o treino com mountain bike a preparar o regresso

Marc Márquez dá mais um passo para o regresso com treino intenso de mountain bike! Marc Márquez regressou oficialmente a um regime de treino exigente, desta vez sobre...

Read moreDetails

Aprilia já desenvolve motor 850cc

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
Aprilia já desenvolve motor 850cc

Depois da KTM ter revelado as primeiras imagens de teste dinâmico com a RC16 com motor 850cc em Jerez de La Frontera, a Aprilia anunciou igualmente através de...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.