• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Segunda-feira, Dezembro 8, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

O desafio da Ducati: lutar por Márquez e Bagnaia sem cometer loucuras financeiras

by Redação
Dezembro 8, 2025
in Desporto
0
O desafio da Ducati: lutar por Márquez e Bagnaia sem cometer loucuras financeiras
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Num jogo de alto risco que poderá redefinir o panorama do MotoGP, a Ducati encontra-se numa encruzilhada, a enfrentar o desafio monumental de manter os seus pilotos estrela, Marc Márquez e Francesco Bagnaia, sem que isso provoque uma situação financeira delicada. O espectro da instabilidade parece ser um tema no momento em se iniciam as negociações para renovações de contrato.

Marc Márquez, o poderoso catalão, regressou às pistas para um “comeback” histórico, conquistando 11 vitórias em GP e assegurando um título mundial no seu ano de estreia com a Ducati oficial. Contudo, este sucesso tem um preço elevado. O outrora “menino de ouro” do MotoGP, Márquez detém agora um poder negocial sem precedentes, e as limitações financeiras da Ducati deixam-na numa posição delicada. Os dias de cheques em branco acabaram; a fábrica tem de avançar com cautela para manter o seu campeão sem mergulhar no caos financeiro.

RelatedPosts

Noah Dettwiler toma decisão importante: estrela da Moto3 dá um passo atrás após acidente

CFMOTO e AXXIS estabelecem parceria de Natal com três passatempos exclusivos, com participação gratuita

Yamaha abandona o mítico inline-four no MotoGP: poderá ser o prenúncio de uma nova R1 com motor V4?

Apenas um ano antes, Márquez fez sacrifícios significativos para chegar à Ducati de fábrica, deixando para trás, alegadamente, uns impressionantes 20 milhões de euros na Honda e correndo pela Gresini praticamente de graça, antes de assinar um contrato-base no valor de apenas 3 milhões de euros. Esta quantia reduzida, porém, foi compensada por bónus em objetivos, e o desempenho fenomenal de Márquez já lhe rendeu mais de 4 milhões de euros. Agora, como rei reinante da pista, está prestes a exigir um salário condizente com o seu estatuto elevado, podendo atingir os 12 a 15 milhões de euros que recebia na Honda.

Mas o que significa isto para Francesco Bagnaia? A segunda estrela da Ducati encontra-se numa posição frágil à medida que as negociações de Márquez avançam. Embora Bagnaia tenha declarado publicamente o seu desejo de se reformar na Ducati, o seu futuro depende de uma reviravolta no seu desempenho e de uma disposição para aceitar um corte salarial significativo. Numa era de austeridade financeira, a Ducati simplesmente não pode suportar manter dois salários de superestrelas, e Bagnaia poderá ter de encarar a dura realidade de recuar ou procurar oportunidades noutro lugar.

Gigi Dall’Igna, estratega-chefe da Ducati, reconhece a complexidade da situação: “Cada elemento tem de estar no sítio certo. Vamos reunir-nos para gerir a situação da melhor forma possível.” O desafio é monumental: manter Márquez sem rebentar o orçamento, assegurar o futuro de Bagnaia enquanto se preserva a moral da equipa, e garantir que a fábrica permanece na vanguarda da superioridade tecnológica.

As negociações já estão em curso, com discussões antes e depois da vitória de Márquez no campeonato. A sua lesão no final da temporada pode ter impacto nas conversas, mas pouco diminui o seu valor inegável. A Ducati está presa numa teia criada pelo seu próprio sucesso; pretendiam tornar Márquez invencível, e agora enfrentam o desafio irónico de o compensar adequadamente num clima de incerteza financeira.

As próximas negociações contratuais poderão ditar não só os futuros salários de dois pilotos de elite, mas também o equilíbrio financeiro e competitivo da Ducati para a era 2027-2028. À medida que a guerra por contratos se intensifica, a Ducati encontra-se à beira de um momento decisivo que moldará o seu destino no mundo do MotoGP. Isto não diz apenas respeito a contratos; trata-se de sobrevivência num desporto onde cada decisão pode fazer ou destruir um legado. O tempo está a contar, e a Ducati deve agir rapidamente para navegar neste terreno acidentado.

Related

Noah Dettwiler toma decisão importante: estrela da Moto3 dá um passo atrás após acidente

by Redação
Dezembro 8, 2025
0
Noah Dettwiler toma decisão importante: estrela da Moto3 dá um passo atrás após acidente

O piloto suíço de 20 anos, Noah Dettwiler, tomou a decisão de não competir em 2026, renegando assim o seu contrato com a SIC58 Racing que havia garantido...

Read moreDetails

VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

by Redação
Dezembro 6, 2025
0
VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

A KTM prepara o futuro: primeiro olhar sobre a inovadora moto de 850 cc para o MotoGP 2027! A KTM tornou-se oficialmente o primeiro fabricante a revelar a...

Read moreDetails

O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

by Redação
Dezembro 6, 2025
0
O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

A quinta e última ronda do Campeonato Nacional de Trial 2025 teve lugar em Penela no passado dia 1 de dezembro, coroando assim os novos Campeões Nacionais e...

Read moreDetails

CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

Após ter 'chocado' o mundo ao apresentar a V4 SR-RR no recente EICMA em Milão os chineses da CF Moto estão já a preparar o desenvolvimento da moto...

Read moreDetails

BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

Com as inscrições para o mundial Superbike 2026 já encerradas salta de imediato à vista a ausência da equipa da MIE Racing e a entrada da formação de...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.