A evolução dos sistemas de airbag electrónicos portáteis continua com a introdução do Tech-Air 7x da Alpinestars. Concebido para ser mais compacto e fácil de utilizar, o Tech-Air 7x substitui o Tech-Air Race da Astars e será vendido em conjunto com os já disponíveis Tech-Air 10, Tech-Air 5, Tech-Air 3 e Tech-Air Off-Road.
Esta linha completa completa o objetivo da Alpinestars de ter um sistema Tech-Air adaptado a qualquer tipo de condução, seja no circuito, na via pública ou na terra.
Semelhante ao Tech-Air Race que substitui, o 7x pode ser integrado nos fatos e casacos de corrida compatíveis com o Tech-Air da empresa ou utilizado como colete autónomo quando se utiliza o kit conversor fornecido com o sistema. O utilizador pode substituir os recipientes nas primeiras quatro utilizações antes de enviar o sistema para uma manutenção completa e substituição da bexiga do airbag
A cobertura do airbag está centrada na parte superior do corpo, com proteção para a totalidade das costas e do peito, clavículas e ombros. Isto difere do Tech-Air 10, que também inclui proteção para a anca.
Um grande ponto de discussão relacionado com o airbag é a conveniência. A Astars aborda esse aspeto ao incluir uma porta de carregamento USB-C na aba de ativação no peito. A capacidade de integrar o Tech-Air 7x em equipamento compatível também aumenta a funcionalidade e o conforto em geral – sem preocupações em pegar no fato e no colete de airbag quando vai para a pista.
Utilizar o sistema é tão simples como fechar o fecho de correr do colete e fechar a aba magnética. Uma bateria de iões de lítio integrada tem uma autonomia de 25 horas de condução. O estado da bateria e outros dados podem ser verificados através da aplicação Tech-Air da Alpinestars, acessível por Bluetooth.