Faltava a confirmação, e agora chegou: Ross Branch ganhou a primeira etapa do Dakar 2024, que se realizou este sábado. Foram 414km cronometrados entre Al’Ula e Al Henakiyah.
O piloto da Hero MotoSports teve uma prestação dominadora, liderando os pontos intermédios desde cedo. No entanto, teve de parar para prestar assistência a Tosha Schareina (Monster Energy Honda) ao quilómetro 270 e, a partir daí, foi Ricky Brabec (Monster Energy Honda) a ditar o ritmo.
Branch continuou sólido, apesar do tempo perdido, e terminou em 16.º. Conforme as regras prevêem, o piloto do Botsuana recuperou o tempo perdido a assistir Schareina – 25 minutos – e assim acabou como o vencedor. Brabec foi segundo a 10m54s, o que significa que Branch é também o novo líder da classificação com 11m54s de vantagem para o americano.
Mason Klein surpreendeu na Kove da Korr Offroad Racing e fez o terceiro tempo, sendo também terceiro na geral. Bradley Cox (BAS World KTM Racing Team) e José Ignacio Cornejo (Monster Energy Honda) completaram o top cinco da etapa – e também da geral, mas em posições invertidas com Cornejo em quarto e Cox em quinto. O vencedor do ano passado, Kevin Benavides (Red Bull KTM) foi oitavo desta etapa e está na mesma posição da classificação geral a 16m14s do topo.
Top dez da Etapa 2: