Há já alguns anos que Takaaki Nakagami é tido como um piloto que está na porta de saída do MotoGP mas a verdade é que ano após ano tem merecido a confiança da Honda e está, atualmente no seu oitavo ano na categoria. Pairam sobre o japonês rumores que apontam a uma mais que provável saída mas por outro lado este continua a merecer a confiança da estrutura.
Durante várias épocas, houve muitos rumores que diziam que o número 30 estava prestes a sair por não estar a mostrar bons resultados, mas, ano após ano, o seu contrato tem sido prolongado e agora, mais do que nunca, está mesmo à beira de sair, mas isso pode ainda não acontecer.
Lucio Cecchinello abordou o futuro de Nakagami não há muito tempo, e citado pelo Motosan disse: ‘Quanto ao Nakagami, é prematuro falar em substituições, pois há outras prioridades’, e desculpabilizou-se pelos resultados menos positivos, devido ao facto de a moto aparentemente não permitir muito mais, o que pode mesmo ser tábua de salvação para o piloto, ao afirmar:
– Claro que a falta de resultados não é sua culpa. Lembremos que ele foi quarto em 2020 aqui mesmo em Jerez e agora somos os últimos. O mesmo vale para o Marini. Antes de pensar em mudar de piloto, temos de arranjar a moto.
No entanto e numa novela que não é nova, Ai Ogura continua a ser visto como o principal candidato ao MotoGP e à sucessão de Nakagami, ou não fosse ele também da mesma nacionalidade, e da nacionalidade da fabricante.
Ogura è al suo quarto anno nella classe intermedia e, dopo il secondo posto nel 2022 e un 2023 più discreto, quest’anno è di nuovo in buona forma ed è terzo nel campionato, quindi è naturale che tali voci ricomincino a circolare, che indicano la sua promozione alla massima categoria.
Tuttavia, ci sono alcuni piloti della griglia del MotoGP che stanno ancora cercando un posto e non ci sono così tante posizioni disponibili, e questo potrebbe giocare a favore di Nakagami, data l’esperienza che ha, oltre al fatto di essere attualmente il pilota Honda con più esperienza sulla moto.
Tuttavia, i risultati non sono molto allettanti, con il miglior anno di Nakagami che è stato il suo terzo posto nella categoria in cui è arrivato decimo nel 2020, in un anno atipico segnato dalla pandemia che ha portato a molte gare cancellate, ma il futuro, quello nessuno lo sa, e qualsiasi scelta fatta dalla Honda avrà i suoi pro e contro.