• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 14, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

A época de 2023 de Enea Bastianini: Lesões, a tempestade antes da bonança

by Redação
Dezembro 26, 2023
in Desporto
0
A época de 2023 de Enea Bastianini: Lesões, a tempestade antes da bonança

Fonte:© Ducati

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Os resultados do ano passado valeram a Enea Bastianini a promoção à equipa de fábrica da Ducati no MotoGP em 2023 – ficando Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) para trás. No entanto, as lesões condicionaram fortemente o italiano desde o início e só na fase final da época foi realmente capaz de mostrar o seu potencial.

RelatedPosts

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

Ducati prepara revolução nas transmissões de motos

Ducati Emotion Tour continua em junho em Portugal

Na corrida Sprint do GP de Portugal, primeira ronda do ano, Bastianini fraturou um ombro. Uma lesão complicada de curar que o afastou até ao GP de Itália. Pelo meio, ainda tentou, sem sucesso, voltar no GP de Espanha – as limitações físicas ainda eram muitas cerca de um mês depois da queda.

voltar no GP de Espanha – as limitações físicas ainda eram muitas cerca de um mês depois da queda.

Purtroppo ho una frattura alla scapola, ma la cosa bella sarà tornare in pista più forte di prima! 💪 pic.twitter.com/SRBkYu1qZ9

— Enea Bastianini (@Bestia23) March 25, 2023

O regresso envolveu também um trabalho de adaptação e habituação, depois de várias semanas de ausência e de uma pré-época curta. Sem surpresa, isso traduziu-se em resultados algo modestos – incluindo dois abandonos.

No GP da Catalunha, Bastianini sofreu novo acidente feio – desta feita no começo da corrida principal. As lesões resultantes valeram a ausência até ao GP da Indonésia. No entanto, daí até ao fim o italiano mostrou um rendimento consistente e progressos claros.

O ponto alto foi, sem sombra de dúvida, o GP da Malásia, no qual foi o vencedor claro e dominador. Tratou-se de um resultado fulcral a vários níveis – pode ter-lhe garantido a continuidade na Ducati, para além de ser uma injeção de confiança depois de meses muito complicados.

Nessa altura, após a vitória, Bastianini relatou em conferência de imprensa: ‘Penso que não foi difícil; foi uma época desastrosa porque tive várias lesões – duas lesões. E também muitas dores, em especial depois da primeira lesão foi impossível treinar. Estive três meses sem treinar. Ia ao ginásio só para trabalhar um pouco as pernas, mas também tens de trabalhar as outras partes [do corpo] se quiseres ser veloz numa [moto de] MotoGP’.

Finally I can smile again 😁🏆🥇 pic.twitter.com/nWms6m1XPh

— Enea Bastianini (@Bestia23) November 13, 2023

A temporada terminou com o oitavo lugar no Qatar, acoplado da volta mais rápida em corrida, enquanto em Valência foi terceiro na corrida Sprint antes de abandonar devido a queda na corrida principal.

A fase final da época deixou à vista que Bastianini conserva as capacidades que demonstrou no passado. Tê-las-á de demonstrar para lutar nos lugares cimeiros sem contratempos e lesões em 2024, estando obrigado a «mostrar serviço» para manter o lugar na equipa.

A época de Enea Bastianini:
GP de Portugal: Abandono Sprint/Não disputou a corrida do GP – Não classificado no campeonato
GP da Argentina: Ausente por lesão – Não classificado no campeonato
GP das Américas: Ausente por lesão – Não classificado no campeonato
GP de Espanha: Não disputou as corridas – Não classificado no campeonato
GP de França: Ausente por lesão – Não classificado no campeonato
GP de Itália: 9.º Sprint/9.º GP – 20.º no campeonato
GP da Alemanha: 10.º Sprint/8.º GP – 18.º no campeonato
GP dos Países Baixos: 8.º Sprint/Abandono GP – 18.º no campeonato
GP da Grã-Bretanha: 13.º Sprint/Abandono GP – 18.º no campeonato
GP da Áustria: 13.º Sprint/10.º GP – 18.º no campeonato
GP da Catalunha: 9.º Sprint/Não disputou a corrida do GP – 18.º no campeonato
GP de San Marino: Ausente por lesão – 20.º no campeonato
GP da Índia: Ausente por lesão – 21.º no campeonato
GP do Japão: Ausente por lesão – 21.º no campeonato
GP da Indonésia: 7.º Sprint/8.º GP – 20.º no campeonato
GP da Austrália: 10.º GP (não houve Sprint) – 19.º no campeonato
GP da Tailândia: 13.º Sprint/13.º GP – 19.º no campeonato
GP da Malásia: 4.º Sprint/1.º GP – 15.º no campeonato
GP do Qatar: 20.º Sprint/8.º GP – 15.º no campeonato
GP de Valência: 3.º Sprint/Abandono GP – 15.º no campeonato

Tags: 2023DesportoDucatiMotoGPNoticias

Related

Valentino Rossi afastado da equipa de resistência da BMW no WEC

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
Valentino Rossi afastado da equipa de resistência da BMW no WEC

Valentino Rossi, a figura lendária que dominou o mundo do MotoGP durante anos, não participará no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) da Federação Internacional do Automóvel no...

Read moreDetails

Superbikes terão teste adicional em Portimão na abertura da “temporada europeia”

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
Superbikes terão teste adicional em Portimão na abertura da “temporada europeia”

O calendário do Mundial de Superbike foi oficialmente atualizado, tendo surgido uma nova data para uma sessão de testes adicional, marcada para 7 e 8 de março no...

Read moreDetails

Enduro Sprint e Mini Enduro fecharam época desportiva de 2025 em Castelo Branco

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Enduro Sprint e Mini Enduro fecharam época desportiva de 2025 em Castelo Branco

Castelo Branco recebeu, no passado fim de semana de 6 e 7 de dezembro, as últimas provas de campeonatos nacionais da época de 2025, com o fecho do...

Read moreDetails

KTM impressiona com os tempos por volta do novo motor de 850cc!

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
KTM impressiona com os tempos por volta do novo motor de 850cc!

A KTM faz um balanço positivo do seu recente teste com o motor 850cc na pista de Jerez e revela-se impressionada com os tempos obtidos. O responsável da...

Read moreDetails

Ruben Faria procura quarta vitória no Dakar

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Ruben Faria procura quarta vitória no Dakar

Mais uma vez a liderar a equipa oficial da Honda no W2RC Ruben Faria está preparado não apenas para um novo ano desportivo mas igualmente para enfrentar junto...

Read moreDetails

Red Bull KTM Factory Racing pronta para o Dakar

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Red Bull KTM Factory Racing pronta para o Dakar

Na estrutura oficial da marca estarão o atual campeão Daniel Sanders, Luciano Benavides e Edgar Canet, com o jovem espanhol a estrear-se na categoria RallyGP. Vindo de uma...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.