A Aprilia surpreendeu ao anunciar Jorge Martín como um dos seus pilotos no MotoGP em 2025. O construtor de Noale tem feito progressos notórios nos últimos anos e, embora ainda não esteja a ganhar de forma regular, aponta aos títulos.
A convicção é que Martín será uma peça-chave na candidatura aos títulos, ao passo que Maverick Viñales acabou por não renovar e irá competir pela KTM Tech3. E, no entender de Manuel Pecino, há algumas leituras a fazer desta contratação.
O conceituado jornalista espanhol disse no canal de YouTube PecinoGP antes do anúncio desta quinta-feira: ‘Li uma coisa [de Roger De Coster] a dizer: «Nenhuma marca deveria contratar um piloto vencedor quando a sua moto não está preparada para ganhar». O que quer dizer: «Não assines com um piloto vencedor para te fazer uma moto vencedora; contrata-o quando tiveres a moto para ganhar»’.
Com este contexto, Manuel Pecino considera que há a sensação de a Aprilia não ver Viñales como um potencial campeão: ‘A imagem que transmite a contratação do Jorge Martín é essa: «Agora já temos a moto». E isso automaticamente o que quer dizer? Que não confiam no Maverick Viñales como piloto aspirante ao título mundial’.
Os dirigentes da Aprilia têm elogiado várias vezes as capacidades de Viñales, que chegou na fase final de 2021 e contribuiu consideravelmente para os progressos dos últimos anos. De facto, é visto em Noale como a referência para os outros pilotos atuais. No entanto, isso não foi suficiente para o piloto decidir ficar na equipa.