Esta é uma notícia que todos gostam de dar e receber. O Ilha de Man TT chegou ao fim no último sábado, com um registo de zero vítimas mortais – isto apesar dos perigos do Snaefell Mountain Course e das condições difíceis que habitualmente se verificam.
Não deixaram de acontecer acidentes e quedas fortes. O caso mais complicado envolveu Anthony Redmond, que sofreu uma queda na volta de aquecimento para a primeira corrida Supertwin ficando com múltiplas lesões e fraturas – embora não corra risco de vida.
Acidentes com óbitos a lamentar são, infelizmente, muito habituais no Ilha de Man TT. De facto, é a primeira vez desde 2008 que não se registam fatilidades. Desde então, pelo menos um piloto tinha perdido a vida a cada edição.
As condições de segurança têm vindo a aumentar, quer na pista, quer nas motos, mas o circuito urbano, com poucas escapatórias, barreiras ou proteções, é um dos mais perigosos do mundo. Além do mais, as condições meteorológicas são frequentemente complicadas. Por isso mesmo, é de enaltecer um registo de zero vítimas mortais no Ilha de Man TT de 2024.