• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Terça-feira, Dezembro 23, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Crónica: Silly season, uma dança das cadeiras com muita especulação à mistura

by Redação
Junho 7, 2024
in Desporto
0
Crónica: Silly season, uma dança das cadeiras com muita especulação à mistura

Divers? Michelin Technical Team Michelin GP Italy 2024 (Circuit Mugello) 31.05-02.06.2024 photo: Lukasz Swiderek? www.photoPSP.com? @photopsp_lukasz_swiderek? FIM Grand Prix World Championship - Mugello Circuit - (ITA), 31 May-02 June.

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Todos os anos, com maior ou menor expressão, há a chamada silly season, em que abunda a especulação sobre o futuro de pilotos e equipas de MotoGP. Entre verdades e teorias, umas lógicas, outras mirabolantes, durante semanas ou meses essa janela está aberta até que o futuro de todos esteja confirmado e resolvido.

Num ano como o de 2024, em que quase todos os pilotos estão sem contrato, as coisas ficam ainda mais «selvagens». Veja-se, por exemplo, o caso de Maverick Viñales: o piloto diz-se confortável na Aprilia, mas nem por isso deixa de ser apontado à Red Bull GasGas Tech3 ou até à Honda, onde iria encontrar condições competitivas inferiores.

RelatedPosts

Honda EV Outlier Concept segundo Yuya Tsutsumi: Palavras que definem uma nova era elétrica

Ducati celebra o título de Marc Márquez e apresenta a exclusiva Panigale V4 Márquez 2025 World Champion Replica

Stark Varg recebe luz verde para competir no Red Bull Erzbergrodeo

A verdade é que este é um fenómeno que interessa manter «vivo». Desde logo, causa o envolvimento dos adeptos mesmo em períodos em que não há competição em pista, como é o caso destas semanas entre os GP de Itália e dos Países Baixos. E até o site e redes sociais do MotoGP fazem a sua quota-parte na divulgação dos rumores. Um exemplo: durante a transmissão do fim de semana em Mugello, o comentador Matt Birt abordou o possível cenário de Joan Mir decidir terminar a carreira no fim da época.

Do mesmo modo, a imprensa divulga e noticia rumores e especulações – umas com mais fundamento do que outras. É uma forma de criar envolvimento dos seguidores, espectadores e leitores, oferecendo-lhes informação sobre factos. Porque, por mais que sejam rumores ou especulações, há sempre fundamentos verídicos ou fontes credíveis. Repare-se no caso de Enea Bastianini. Quando nada o fazia prever, foi o seu próprio empresário, Carlo Pernat, que criou o rumor sobre a sua ida para a Red Bull GasGas Tech3.

E daí passamos para outro aspeto da intensa especulação da sillye season. Para os pilotos sem contrato e respetivos empresários, ter o nome associado a diferentes equipas ou construtores pode, até certo ponto, cimentar a sua posição negocial – a sensação de serem atrativos no mercado e de terem mais do que uma opção por onde escolher. Mas, claro, têm de fazer acompanhar esse interesse, real ou do domínio da especulação, de resultados convincentes em pista.

A silly season faz o pelotão de MotoGP parecer estar numa autêntica dança das cadeiras, com aparentes mudanças e revoluções na composição da grelha. Por vezes, os rumores afetam até as equipas e o seu futuro, como é o caso deste ano da Pramac: ficará com a Ducati ou mudar-se-á para a Yamaha?

No entanto, nem sempre há alterações radicais – de facto, o mais comum é existirem poucas mudanças de peso, como é agora o caso de Marc Márquez ir para a Ducati e Jorge Martín para a Aprilia. Mas, no fim de contas, a estrutura do pelotão e os seus pilotos não mudam radicalmente de um ano para o outro, sendo processos que se fazem mais lentamente.

O último ciclo contratual de dois anos terminou em 2022. E, dos pilotos que competiam a tempo inteiro, só quatro saíram desde essa altura (Andrea Dovizioso e Pol Espargaró foram dois deles, porque se reformaram). É certo que desde então existiram muitas mudanças nas equipas, mas feitas ao longo de um período de dois anos e não num só mercado de pilotos.

Related

A noite louca de Andrea Iannone antes da vitória histórica com a Ducati no MotoGP

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
A noite louca de Andrea Iannone antes da vitória histórica com a Ducati no MotoGP

O lado mais escondido do MotoGP: a confissão chocante de Andrea Iannone sobre a noite da vitória! No mundo do MotoGP, poucas histórias são tão surpreendentes como a...

Read moreDetails

Raúl Fernández afastado do desenvolvimento da Aprilia em 2025: o que correu mal para a estrela do MotoGP?

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Raúl Fernández afastado do desenvolvimento da Aprilia em 2025: o que correu mal para a estrela do MotoGP?

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

TT 2026 com calendário e novidades

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
TT 2026 com calendário e novidades

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2026 já se encontra definido, contando novamente com sete rondas a disputar de norte a sul do país entre finais de fevereiro e...

Read moreDetails

Antevisão Supercross 2026: mudanças emocionantes e campeões em ascensão!

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Antevisão Supercross 2026: mudanças emocionantes e campeões em ascensão!

Contagem decrescente para o Supercross 2026: uma mudança empolgante na arena das motos de terra! A contagem decrescente para o muito aguardado Campeonato Monster Energy AMA Supercross de...

Read moreDetails

Motul renova com WSBK até 2030

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Motul renova com WSBK até 2030

A MOTUL continuará como Patrocinador Principal em 2026, assinalando o décimo aniversário da sua colaboração com o WorldSBK e mantendo a sua forte visibilidade em toda a série....

Read moreDetails

Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

ALL RIGHTS RESERVED

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.