Francesco Bagnaia foi o vencedor do GP de Itália de MotoGP, alcançando assim a segunda vitória consecutiva depois de também ter terminado no lugar mais alto do pódio em Barcelona.
Esta é uma sequência de resultados que o piloto da Ducati não conseguia desde setembro de 2022 – ou seja, há quase dois anos (21 meses). Na altura, completou no GP de San Marino uma sequência de cinco triunfos.
Mias recentemente, Bagnaia foi o vencedor do GP de Valência de 2023 e abriu este ano no topo do GP do Qatar. Porém, apesar de serem duas vitórias em rondas consecutivas, foram conseguidas em temporadas diferentes.
Com três triunfos e um terceiro lugar nos últimos quatro Grandes Prémios, o campeão de 2022 e 2023 parece ter deixado definitivamente para trás o período menos positivo que teve nos GP de Portugal e das Américas.
E isso já tem reflexos no campeonato: está em segundo lugar a 18 pontos do líder Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati), tendo conseguido ganhar 21 pontos ao rival durante o fim de semana de Mugello. Além disso, aumentou de 2 para 17 pontos o avanço face ao terceiro classificado, Marc Márquez (Gresini/Ducati).