Estão encontrados os últimos dois pilotos que vão lutar pela pole position do GP de Itália de MotoGP. Franco Morbidelli e Raúl Fernández lideraram a primeira qualificação em Mugello, garantindo assim vagas na Q2, e o italiano fez mesmo uma nova volta recorde do circuito.
Terminadas as primeiras voltas lançadas, Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46/Ducati) liderava na frente de Morbidelli (Prima Pramac/Ducati), que assim estavam nas posições de apuramento.
Os dois primeiros ficaram em posições invertidas depois das segundas voltas lançadas, enquanto Fernández (Trackhouse Racing/Aprilia) subiu a terceiro e ficou a 0,042s do top dois.
Nos últimos cinco minutos, começou a fase decisiva da Q1, com o regresso dos pilotos à pista após uma curta passagem pelas boxes. E houve mexidas na tabela de tempos.
Fernández chegou a liderar ao ser o primeiro a completar uma volta lançada nesta fase, enquanto Brad Binder (Red Bull KTM) esteve no segundo posto. Porém, ambos foram superados por Morbidelli com uma nova volta recorde. Fernández passou para segundo.
Uma queda de Pol Espargaró (Red Bull KTM) invalidou voltas a vários pilotos, incluindo a Di Giannantonio que poderia ter feito ainda melhor do que Morbidelli nessa tentativa.
Porém, mais ninguém conseguiu destronar os dois primeiros, pelo que Morbidelli e Fernández avançaram para a Q2. Binder falhou o objetivo por 0,268s, ao ser terceiro. Di Giannantonio e Quartararo completaram o top cinco da Q1, pelo que deverão arrancar de 14.º e 15.º nas corridas, respetivamente.