Miguel Oliveira conseguiu, finalmente, algo que há muito procurava – o apuramento direto para a segunda qualificação, graças a um top dez no treino de sexta-feira. Em Mugello, no GP de Itália, fez o quarto tempo desta tarde.
Apesar de estar agradado com este primeiro dia em Mugello, o luso da Trackhouse Racing reconheceu que a sua volta poderia ter sido ainda melhor: ‘Foi bom, fizemos um bom trabalho esta tarde. Fizemos uma mudança no começo do treino que me ajudou realmente a ser um bocado mais veloz – em especial na entrada da curva. E depois tive os dois ataques ao cronómetro, correram bem, especialmente o segundo foi uma volta muito boa – não perfeita, senti que podia ter pilotado um bocado mais limpo. De qualquer forma, a volta surgiu, então estou contente com isso. Penso que é a primeira vez na época no top dez à sexta-feira, portanto é certo que estou contente com isso’.
Nem tudo correu bem para Oliveira, que no treino livre da manhã fez uma opção errada tendo depois de reagir – e com sucesso, tendo a sua moto a funcionar muito melhor do que no GP da Catalunha:
– Tentámos entender o que aconteceu em Barcelona. Hoje de manhã fomos na direção que não seguimos em Barcelona e foi completamente errada, por isso voltámos à nossa moto esta tarde. E então ajustámos um bocado mais a moto e tudo começou a funcionar um bocado melhor, especialmente com os pneus novos, e é isso. A moto é a moto. Mas, para ser honesto, está a funcionar muito melhor aqui do que esteve a funcionar em Barcelona, portanto pelo menos pudemos ser competitivos e isso é bom.